Publicado por Redação em Dental - 23/02/2015 às 12:40:58

Pessoas obesas têm mais chances de ter problemas bucais

Pessoas consideradas obesas têm mais tendência a desenvolver problemas bucais, em especial inflamações gengivais. Isso porque possuem mais tecido adiposo (especializado no armazenamento de gordura). Esse tecido é responsável, entre outras coisas, por produzir citocinas, substâncias químicas que promovem o aumento de processos inflamatórios. Portanto, quanto mais tecido adiposo, mais citocinas e mais propensão a processos inflamatórios a pessoa terá.

Mas é importante registrar que a obesidade por si só não causa doenças bucais como cárie dentária ou inflamações gengivais. É necessário o acúmulo de placa bacteriana para o desenvolvimento destas doenças. “Porém, se um indivíduo não remove corretamente o biofilme (placa) em sua higienização bucal e é obeso, sim, ele terá mais tendência a desenvolver um processo inflamatório crônico gengival, por exemplo”, diz Afonso LuisPuig Pereira, cirurgião dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein.

Além disso, a obesidade tambémpode levar à dificuldade respiratória, o que estimula a respiração pela boca e, consequentemente, a secura bucal (xerostomia), condição que também aumenta a probabilidade de desenvolver cárie e doenças gengivais. “A ingestão moderada de sacarose e substâncias ácidas, aliada com uma correta higiene bucal, diminui a possibilidade de desenvolvimento de doenças como a cárie dentária e erosão dental”, diz Afonso.

Obesidade e a diabetes
Quando a obesidade está associada à diabetes, a saúde bucal requer cuidados ainda mais especiais.As citocinascausam um grande risco de desenvolvimento de inflamação no tecido gengival, o que atrapalha na absorção da insulina, que é o hormônio responsável pela entrada de açúcar nas células. Então, segundo Afonso, a soma dessas duas doenças pode ser um veneno para a saúde bucal e de todo o organismo.

“Quanto mais tecido adiposo, maior a produção e liberação de citocinas que dificultarão a entrada de açúcar nas células. Isso piorará a condição glicêmica do diabético, aumentando o risco de doença periodontal. Por consequência, esta inflamação gengival levará a uma maior produção de citocinas, que são substâncias ligadas aos processos inflamatórios. É doença gerando mais doença”, diz o cirurgião-dentista.

Fonte: Terra


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheça os 6 erros mais comuns ao escovar os dentes

Colocar muita força, não enxaguar corretamente são alguns dos erros que devem ser evitados

Dental, por Redação

Conheça iniciativas sociais que cuidam da saúde bucal

A saúde bucal tem ganhado mais atenção dos holofotes em vários âmbitos, inclusive entre projetos sociais. A importância de ter uma boca saudável é disseminada e trabalhada em diversas frentes entre ONGs, pelo governo e profissionais da saúde. Conheça alguns deles.

Dental, por Redação

Turma do Bem quer garantia de aplicação da lei da Saúde Bucal

A coordenação regional do Projeto Dentista do Bem garantiu junto aos candidatos a prefeito de Ponta Grossa, nas eleições de outubro, a assinatura de termo de compromisso para pôr em prática a lei do Kit de Saúde Bucal na farmácia básica.

Dental, por Redação

Erosão ácida: causas

Muitas das comidas e bebidas que integram a dieta moderna, incluindo sumos de fruta, vinagre balsâmico, vinho e muitas frutas contêm ácidos que amolecem o esmalte dentário e podem conduzir a uma condição chamada erosão ácida.

Deixe seu Comentário:

=