Publicado por Redação em Dental - 13/11/2015 às 11:41:43

Pesquisadores dizem adeus ao mortorzinho do dentista

Motorzinho de dentista

Estudo feito com nanopartículas de prata tem resultados promissores no combate à cárie, sem necessidade do uso de brocas

Muita gente não é fã de dentista, e a maioria das vezes o som do motorzinho é o maior culpado pelo pesadelo vivido naquela cadeira. A boa notícia é que esse cenário pode estar com os dias contados. Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Estratégicas do Nordeste (Cetene) estão testando nanopartículas de prata para combater a cárie. São partículas 50 mil vezes menores do que a espessura de um fio de cabelo, que têm ação bactericida.

O estudo avaliou 5,5 mil crianças, das quais 2,2 mil tinham lesões nos dentes. Todas receberam a aplicação da fórmula, mas apenas 130 crianças tiveram suas informações coletadas, uma vez que as que tinham o dente muito comprometido ficaram de fora da análise. O resultado mostrou que produto foi capaz de interromper 85% dos processos de cárie uma semana depois da aplicação.

Após um ano de acompanhamento, os pesquisadores identificaram que dois terços das cáries continuavam inativas. Segundo o coordenador do Cetene, André Galembeck, houve a remineralização dos dentes, e o melhor, sem o uso do motorzinho. “A aplicação dispensa o uso da broca e pode ser realizada em clínicas ou, mesmo, em escolas”, diz.

Galemck acrescenta: “Já temos resultados que comprovam que a as nanopartículas de prata também são efetivas para a prevenção, de modo que as próximas etapas do projeto envolvem o desenvolvimento de dentifrícios e/ou enxaguatórios bucais”.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Dental, por Redação

Contraceptivos injetáveis podem ser prejudiciais para os dentes e gengivas

Contraceptivos injetáveis a base de progesterona podem estar associados com má saúde periodontal, segundo uma pesquisa publicada na edição de fevereiro de 2012 do Journal of Periodontology.

Dental, por Redação

Maioria da população brasileira só vai ao dentista em caso de dores, segundo pesquisa

A maior parte da população do país não vai ao dentista periodicamente, de acordo com pesquisa. Os profissionais que cuidam da saúde bucal só costumam ser procurados em caso de dores.

Deixe seu Comentário:

=