Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/08/2011 às 16:48:34
Pesquisa revela o mapa profissional das regiões do Brasil
SÃO PAULO – O mercado de trabalho brasileiro passa por um bom momento, sobretudo para os executivos. Recente matéria publicada pelo jornal britânico Financial Times mostra, por exemplo, que um executivo de alto escalão chega a ganhar US$ 620 mil por ano no País, sendo que muitos profissionais que atuavam no exterior estão voltando ao Brasil.
Um levantamento feito pela Michael Page – empresa de recrutamento especializado -, revela, entretanto, que o mapa de oportunidades não é homogêneo no país, sendo possível traçar um perfil profissional de cada região.
Na região metropolitana de São Paulo, diz o estudo, a profissão do momento é o gerente financeiro, que respondeu por 25% das colocações do local.
Já no interior do estado, os profissionais de engenharia são os mais requisitados, já que acima de 50% das contratações na região estão ligadas às engenharias, seja de produção, construção, manutenção, processos, entre outras.
Outras regiões
Assim como acontece no interior do estado de São Paulo, os engenheiros também são os profissionais mais requisitados no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
No primeiro caso, contudo, é o engenheiro de projetos de infraestrutura e exploração o que encontra mais posições no mercado de trabalho, respondendo por 33% das contratações, enquanto que, em Minas, com 42% das vagas da região, o engenheiro de obras é o mais procurado.
No Sul, o gerente comercial é o profissional com maior número de posições (28%) e, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, os gerentes regionais de vendas são os mais requisitados, respondendo por mais de 60% das contratações.
Fonte: web.infomoney.com.br | 25.08.11
Posts relacionados
Número de usuários ativos na internet cresce 18% em um ano
O número de usuários ativos da internet brasileira, tanto no trabalho quanto em residências, cresceu 18% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, atingindo 48,7 milhões de pessoas.
Rendimento médio do trabalhador cresce 4,44% em fevereiro, diz IBGE
O rendimento médio real da população ocupada cresceu 4,44% em fevereiro, no confronto com o mesmo mês de 2011, para R$ 1.699,70. Na comparação com janeiro de 2012, houve aumento de 1,19%.