Publicado por Redação em Mercado - 18/05/2022 às 11:42:43

Pesquisa aponta como ficou o novo modelo de trabalho; veja guia para se adaptar

Não é segredo que a pandemia do coronavírus, que já infectou mais de 28 milhões de brasileiros, exigiu mudanças profundas na forma de trabalhar. Quase dois anos depois do início das primeiras medidas de isolamento social, o mercado de trabalho aposta no modelo híbrido para equilibrar as atividades.

No trabalho híbrido, parte das atividades acontecem no escritório e outra parte em casa. Segundo uma pesquisa realizada pela Great Place to Work (GPTW) com 2.654 líderes e gestores de recursos humanos,  66% acreditam que o modelo será o principal a ser adotado em 2022.

Para ajudar as companhias a entenderem mais sobre esse formato de trabalho, a SAP Concur, empresa de gestão de despesas corporativas, produziu um e-book sobre o tema. O arquivo pode ser baixado de forma gratuita aqui.

Segundo a consultora de negócios da SAP Concur, Ana Oshiro, o trabalho híbrido ainda traz muitas dúvidas sobre efetividade e implantação e o material ajuda a compreender a fundo esse modelo.

“Para o funcionário os benefícios são claros, como por exemplo ter mais tempo disponível no dia a dia ao evitar várias horas de locomoção, ter um horário mais flexível, ou até mesmo a possibilidade de fugir dos grandes centros urbanos e trabalhar em lugares mais calmos e baratos”, diz.

Mas ela pontua que há desafios nesse formato, como a falta do relacionamento social no trabalho. “A comunicação informal e a troca de experiências se torna mais difícil. A empresa tem que estar bem preparada para trazer treinamentos aos líderes sobre a nova gestão no digital para que estejam preparados neste novo cenário”, afirma a executiva.

Ela destaca ainda a importância da liderança nesse processo. “Um líder preparado para um onboarding híbrido e em como melhor lidar com este novo meio de trabalho é extremamente importante para motivar e melhorar a performance do time, e, consequentemente, da empresa”, afirma.

Ana diz que em conversas com diversos clientes SAP Concur é possível observar que a maioria dos colaboradores que experimentaram o trabalho híbrido entendem que esta opção tem mais vantagens do que desvantagens.

“A experiência pode ser melhorada com um combinado de cultura com hábitos organizacionais e investimento em tecnologia. O trabalho híbrido demanda uma adaptação de todos os funcionários da empresa e iniciativas de saúde mental e o bem-estar são essenciais para lidar melhor com este novo normal”, afirma.

Tenha a melhor experiência no novo modelo. Clique para ter acesso ao Guia Gratuito.

Mais tecnologia para atender novas demandas

A questão da tecnologia ganha ainda mais espaço nesse modelo de trabalho. Afinal, as empresas precisam estar prontas para atender as demandas dos funcionários em relação à infraestrutura, como aquisição de notebook e todos os aparelhos físicos necessários para executar o trabalho de casa, bem como ter os sistemas que podem apoiar nesta jornada.

“No trabalho híbrido a empresa tem que estar pronta para o funcionário executar as suas atividades administrativas e gerenciais de qualquer lugar, a qualquer hora. Por isso, a transformação digital deve ser profunda em todas as áreas”, destaca a executiva.

Ana pontua ainda que o software inovador de gestão de viagens corporativas e despesas iniciadas pelos colaboradores da SAP Concur pode colaborar com este processo. Isso porque ele permite que os funcionários que necessitam estar em campo, viajando pela empresa, possam executar as suas tarefas de prestação de contas e solicitação de viagem em qualquer lugar, no momento conveniente, de maneira rápida e 100% digital.

Além de contar com as soluções da SAP Concur para a implantação do modelo de trabalho híbrido nas empresas de todos os portes, o guia produzido pela empresa ainda traz dicas sobre a nova forma de trabalho que é tendência, aborda as principais dúvidas sobre o tema e explica a importância do uso de tecnologia para apoiar o trabalho à distância.

O e-book também aborda a necessidade de os gestores conhecerem boas práticas de controle de gastos para integrar as despesas do escritório e do home office, mantendo a conformidade de acordo com as políticas da empresa.


 

Fonte: InfoMoney


Seguro Educacional

Posts relacionados

Mercado, por Redação

Liderança feminina avança, mas “degrau quebrado” impede mais promoções

Participação de mulheres em cargos executivos cresceu de 17% para 28% nos oito últimos anos. Agora, a principal barreira é a promoção para o primeiro cargo de gestão.

Mercado, por Redação

Metade das competências profissionais serão irrelevantes em 2025, diz estudo

Com o avanço da inteligência artificial, até mesmo altos executivos estão preocupados com a absorção das suas tarefas pela tecnologia

Mercado, por Redação

Tendências do RH: diversidade, dados e experiência são mais relevantes na contratação

Pesquisa com mais de 500 profissionais experientes em aquisição de talentos mostra principais tendências para o recrutamento este ano.

Deixe seu Comentário:

=