Publicado por Redação em Dental - 23/08/2016 às 11:17:23

Período fértil pode ser detectado pela saliva. Saiba como!

 A grande vantagem desse método é que ele pode ser feito todos os dias, o que ajuda muito a identificar o período fértil em mulheres que tem Síndrome dos Ovários Policísticos, por exemplo. Foto: otnaydur / Shutterstock

Teste vendido em farmácias vem com microscópio que analisa a saliva e indica qual é o melhor momento para tentar engravidar

Quem está querendo engravidar conhece bem os testes de fertilidade, principalmente aqueles que costumam ser vendidos em farmácias e precisam da urina para apresentar resultados. Bem menos conhecidos, e até uma surpresa para muitas pessoas, são os testes de fertilidade feitos a partir da saliva. Esse método menos comum para saber quando é a hora certa de tentar engravidar promete ser tão eficiente quanto os outros e também pode ser encontrado em farmácias.

Mas como é possível detectar o período fértil com a saliva? Bem, toda mulher que entra no período da ovulação tem um aumento significativo do estrogênio e do hormônio luteinizante, que acabam por estimular a produção da enzima mucina e do sódio no organismo.

“Com a proximidade do dia mais fértil, a quantidade deste sal corporal aumenta. Ele, por sua vez, pode ser identificado na saliva seca, onde visualizamos a formação de cristais em formatos que lembram folhas de samambaia e que só podem ser observadas com uma lente especial”, diz Cláudia Gobor, cirurgiã-dentista capacitada em Alterações Salivares.

Microscópio de brinquedo

Apesar de ser tão eficiente quanto o que usa a urina, esse método apresenta algumas complicações quanto a sua execução e análise. Para ser realizado, por exemplo, é fundamental que a pessoa tenha um microscópio em casa, mas não precisa ser nada profissional, um de brinquedo serve.

“Para examinar a lâmina é necessário um aumento de pelo menos 100 vezes o tamanho das imagens, por isso alguns testes já fornecem no kit um mini microscópio para visualização. Mas isto pode ser resolvido também com um microscópio de brinquedo, o que muitas vezes nos fornece até uma visualização melhor do que o aparelho fornecido pelo fabricante do teste, que acaba encarecendo um pouco o método”, diz a especialista.

Com os devidos instrumentos nas mãos, a saliva deve ser coletada após a pessoa ficar duas horas sem comer, beber ou fumar. Depois, ela precisa ser colocada em uma lâmina seca e muito bem higienizada. “Quanto mais cristais forem obervados na lâmina seca, mais próxima do seu período fértil a mulher estará”, diz a especialista.

Cuidados básicos

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que nada atrapalhe o procedimento e claro, os resultados. “É necessário lavar bem as mãos e também a lâmina. Deve-se também, após a coleta da saliva, estourar as bolhas que possam estar presentes e esperar a saliva secar para que se possa observar a formação dos cristais, o que leva cerca de duas horas”, diz Cláudia.

Sempre testando

A grande vantagem desse método é que ele pode ser feito todos os dias, o que ajuda muito a identificar o período fértil em mulheres que tem Síndrome dos Ovários Policísticos, por exemplo. “Outra vantagem é que é um investimento único e se deixado de usar ainda continuará com validade extensa, e o aparelho fornecido pode ser revendido, desde que esteja em bom estado”, diz Cláudia.

Preço alto

O que mais pode espantar as pessoas é seu preço. Ainda uma novidade no mercado, o teste disponível hoje no Brasil é importado e vendido em algumas farmácias por um valor um pouco salgado que pode chegar a 200 reais.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Dental, por Redação

Escolha inteligente de bebidas para uma boa saúde dental

Atualmente, há um monte de bebidas para escolher quando você está com sede, de refrigerantes e energéticos a águas engarrafadas premium e cafés variados, mas será que sua bebida preferida é saudável para os dentes e gengiva?

Dental, por Redação

Falta de higiene bucal aumenta risco de infecções em pacientes internados

A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de graves infecções a pacientes internados nas unidades hospitalares de Sergipe. É que o Estado ainda não possui o serviço de odontologia no ambiente hospitalar.

Deixe seu Comentário:

=