Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 24/01/2011 às 13:09:53

Perda da audição em crianças pode estar ligada à vírus durante a gravidez da mãe

De acordo com um estudo publicado no "Archives of Otolaryngology-Head and Neck Surgery", a perda da audição em crianças pode estar ligada a um vírus contraído pela mãe durante a gravidez.

Cerca de 9% das crianças que tiveram algum grau de perda da função auditiva também tiveram o citomegalovírus (CMV) no nascimento, diz a pesquisa.

O CMV é um vírus comum que normalmente causa uma infecção inofensiva e pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes zoster.

É transmitido por via respiratória (tosse, espirro, fala, saliva, secreção brônquica e da faringe ), por transfusão de sangue, por via sexual e por transmissão vertical da mulher grávida para o feto.

Mulheres que já estão infectadas quando ficam grávidas têm menos chance de transmitir o vírus aos filhos, mas aquelas que o contraem durante a gravidez têm risco maior de que seus bebês também peguem o CMV _nesses casos, elas têm 33% de chance de transmiti-lo aos filhos.

Uma a cada mil crianças tem algum tipo grave de perda de audição, e metade dos casos são hereditários, segundo a associação americana de fonoaudiologia.

Além disso, uma a cada 25 mulheres pegará o vírus durante a gravidez. O CMV já foi ligado a diversos problemas de desenvolvimento em crianças, incluindo deficiência mental e paralisia cerebral. A perda de audição é o problema mais comum.

Estudos anteriores já mostraram uma ligação entre perda auditiva e o vírus, mas não investigaram crianças com o problema nem tentaram determinar se ele era consequência de uma infecção pelo vírus.

O estudo avaliou 354 crianças a partir dos 4 anos com problemas de audição que fizeram o teste para CMV quando nasceram. Delas, 34 pegaram o vírus de suas mães.

O grau da perda auditiva variou de um dano parcial em uma orelha até a surdez total, mas as crianças que contraíram o vírus quando nasceram tinham um grau mais acentuado do problema em comparação com as crianças que não tinham o vírus.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 24.01.11


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos brasileiros adotam técnica que congela osso para tratar câncer

Médicos brasileiros estão usando uma técnica de congelamento para tratar câncer nos ossos. Ainda pouco usado no Brasil, o método foi desenvolvido no Japão, onde é aplicado como rotina há 13 anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Saúde Empresarial, por Redação

Protesto contragerência de hospitais universitários adia reunião

A comissão especial criada para analisar o Projeto de Lei 1749/11, do Executivo, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adiou para esta quarta-feira (14) a reunião para discutir e votar o parecer do relator, deputado Danilo Forte

Deixe seu Comentário:

=