Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/07/2012 às 08:59:56

Percepção do consumidor em relação à inflação melhora em julho

Na comparação com 2011, índice que mede a confiança do consumidor sobre a expectativa de inflação subiu 1,9%

A percepção do consumidor brasileiro com a trajetória dos preços dos produtos melhorou neste mês, na comparação com igual período do ano passado.

De acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta segunda-feira (30) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o índice que mede a expectativa quanto à inflação cresceu 1,9% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, atingindo 110,7 pontos. Lembrando que uma pontuação acima de 100 significa otimismo e abaixo dessa marca, pessimismo ou perda de confiança.

Na comparação com maio deste ano, por outro lado, o indicador apresentou recuo de 1,6%.

Opiniões
De acordo com a pesquisa, para 58% dos entrevistados, a inflação vai aumentar ou aumentar muito. Já 35% acham que a inflação não vai mudar e apenas 9% responderam que acreditam na diminuição da inflação.

A expectativa de que a inflação vai aumentar ou aumentar muito está mais alta para os brasileiros que ganham até um salário mínimo (60%). Na outra ponta, 50% dos entrevistados que recebem mais de dez salários mínimos têm a mesma opinião.

Também é na faixa de renda dos que ganham mais de dez mínimos, que se concentra a maior parte dos entrevistados que acreditam que a inflação não vai mudar (46%).

Já entre aqueles que ganham mais de um até dois salários mínimos, 43% acreditam que a inflação vai aumentar e 15% acham que vai aumentar muito. Nas faixas de renda entre dois e cinco salários mínimos, o percentual de brasileiros que creem no aumento da inflação é de 45%. Enquanto, entre cinco e dez mínimos, o percentual é de 47%.

Regiões
Considerando as regiões do País, os moradores do Norte/Centro-Oeste são os que mais acreditam que a inflação vai aumentar ou aumentar muito, 66%,

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Desemprego em 7 regiões cai para 10,6% em agosto, diz Seade e Dieese

O total de ocupados foi estimado em 19,9 milhões de pessoas e o total de desempregados chega a 2,355 milhões

Notícias Gerais, por Redação

Inflação voltou para a meta em abril, diz governo

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, disse hoje que a inflação deve ter voltado a ficar dentro do limite de tolerância da meta (até 6,5%) em abril.

Notícias Gerais, por Redação

Isenção de IR para portadores de lúpus é aprovada na CAS

Portadores de lúpus poderão ficar livres do imposto de renda sobre os proventos de aposentadoria ou reforma motivada pela doença. Substitutivo ao projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (12) pela

Notícias Gerais, por Redação

Vacinação contra gripe acaba esta semana em todo o país

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será encerrada sexta-feira (25) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, não há previsão de que o prazo seja prorrogado. Idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos,

Notícias Gerais, por Redação

Na segunda mediação de março, IGP-M avança e marca inflação de 0,35%

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) apontou inflação de 0,35% na segunda medição de março, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (19) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Notícias Gerais, por Redação

Redução da desigualdade requer reforma tributária,diz especialista

O avanço da redução da desigualdade social no Brasil depende agora mais de uma reforma tributária do que da expansão de programas como o Bolsa Família, afirma o cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio.

Deixe seu Comentário:

=