Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/04/2014 às 09:27:14

Pequenos negócios buscam mais créditos nas cooperativas

As cooperativas de crédito estão se tornando uma opção atraente para pequenos negócios terem acesso a empréstimos e financiamentos. O volume de recursos e o total dessas operações negociados com micro e pequenas empresas cresceram proporcionalmente mais nas cooperativas de crédito do que no sistema bancário.
 
Entre 2012 e 2013, o aumento das operações via cooperativa de crédito foi de 23,8%, frente a 5,7% de alta nas demais instituições financeiras. Entre as 185 cooperativas participantes do projeto Fomento a Boas Práticas entre Cooperativas de Crédito, conduzido pelo Sebrae, o aumento foi ainda maior: 28,9%, segundo dados do Banco Central.

No ano passado, as cooperativas de crédito responderam pelo aporte de R$ 9,5 bilhões para os pequenos negócios. Aquelas que contam com apoio do Sebrae registraram R$ 6,5 bilhões em saldo de operações de crédito do total negociado por elas com o segmento de pequeno porte. O atendimento diferenciado e o custo menor propiciado pelas cooperativas de crédito são fortes atrativos para micro e pequenas empresas.

"Com uma gestão voltada para a excelência, micro e pequenas empresas vêm conseguindo tornar o serviço financeiro um aliado estratégico na hora de expandir ou modernizar um determinado negócio", diz Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico do Sebrae. Por outro lado, destacou, as cooperativas de crédito estão atuando de forma mais harmônica ao entender melhor como funcionam os pequenos negócios.

O Sebrae desenvolve há três anos o projeto Fomento a Boas Práticas entre Cooperativas deCrédito. A ideia é fortalecer a relação das cooperativas com micro e pequenas empresas ao facilitar o acesso a crédito, o que deve reflete em mais competitividade.

Isso tem sido feito por meio de intercâmbios técnicos para troca de conhecimento e verificação in loco de produtos, serviços, formas de gestão e governança. Feito esse diagnóstico, são implementadas medidas de adequação às necessidades dos micro e pequenas empreas. A iniciativa já beneficia mais de 200 mil pequenos negócios direta ou indiretamente.
 
Fonte: Agência Sebrae de Notícias


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empreendedor Individual: novos documentos são exigidos para a formalização

A partir de agora, os interessados em se que se formalizar como Empreendedor Individual deverão apresentar os números do Título de Eleitor ou do recibo de entrega de declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) para se cadastrarem.

Notícias Gerais, por Redação

Adesão de médicos a boicote é 70%, estima entidade

A AMB (Associação Médica Brasileira) estima que 70% dos médicos aderiram à paralisação de 24 horas que atinge 23 Estados e o Distrito Federal nesta quarta-feira.

Deixe seu Comentário:

=