Publicado por Redação em Dental - 30/04/2013 às 16:26:49
Pare de ranger os dentes em cinco passos
O ato de ranger os dentes – conhecido como bruxismo – pode ser decorrência de estresse, posicionamento errado dos dentes, entre outros fatores. O importante é diagnosticar a causa o quanto antes para tratar o problema. “Estudos recentes revelaram incidência de bruxismo em 56% da população brasileira, sendo mais comum em pacientes jovens”, afirma a especialista em Ortopedia Facial dos Maxilares da clínica Saraiva, Luciana Saraiva.
Os tratamentos variam, uma vez que dependem da descoberta do que desencadeia o problema. No entanto, o método mais usado para evitar que o bruxismo desgaste os dentes são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico. O dentista faz o molde da mordida do paciente que precisa dormir com o protetor.
Luciana ressalta que tais placas não eliminam o ato de apertar e ranger os dentes, apenas previnem os danos. “A intervenção odontológica é fundamental, pois, além de evitar o desgaste dental, protege a ATM – articulação temporomandibular – e modula a ação da musculatura da mastigação”, diz.
Também é possível diminuir a carga de estresse e fazer algumas mudanças na rotina e comportamento para atenuar a carga depositada nos dentes. Luciana separou algumas dicas para deixar a noite tranquila, boca relaxada e dentes a salvo.
- Evite o consumo de substâncias estimulantes à noite – café, chá com cafeína, energéticos;
- Não durma com a TV ligada e luz acesa;
- Evite praticar atividades físicas à noite;
- Terapias relaxantes como meditação e ioga podem ajudar;
- Acupuntura tem apresentado resultados satisfatórios, bem como fisioterapias.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Ronca alto? Saiba se o seu está entre os mais graves
Especialista explica quais tipos de ronco precisam de mais cuidados, alguns podem causar até um AVC
Projeto Viver Sorrindo atende alunos do EJA
O projeto Viver Sorrindo atendeu, na última semana, alunos dos sete núcleos do EJA (Ensino para Jovens e Adultos) na Escola Municipal Dalila Franco Garcia da Silva. Além da avaliação bucal, os estudantes tiveram uma palestra sobre o assunto e receberam orientações dos profissionais.
Higiene bucal pode ser grande aliada da saúde do coração, diz especialista
Os cuidados com a higiene bucal vão muito além de um belo sorriso e de um hálito fresco. Muitos não sabem, mas há diversas pesquisas que mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração.
Como manter a boca saudável com o envelhecimento
Trabalhar para manter a boca saudável é mais importante do que nunca para adultos idosos, uma vez que a maioria das pessoas entre 55 e 64 anos de idade conserva alguns dos dentais naturais ou mesmo todos eles.
Uso toxina botulínica em tratamentos odontológicos
Que a toxina botulínica é eficaz em tratamentos estéticos nós sabemos, mas com fins medicinais e terapêuticos é novidade para muitas pessoas. Hoje, a toxina é utilizada por diversos especialistas e atua em tratamentos neurológicos para pacientes com paralisia cerebral
CFO define normas para uso de Toxina Botulínica na Odontologia
O Conselho Federal de Odontologia publicou no Diário Oficial da União a resolução nº CFO-112/011 que proíbe o uso da Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico por Cirurgiões-Dentistas.


