Publicado por Redação em Dental - 30/04/2013 às 16:26:49
Pare de ranger os dentes em cinco passos
O ato de ranger os dentes – conhecido como bruxismo – pode ser decorrência de estresse, posicionamento errado dos dentes, entre outros fatores. O importante é diagnosticar a causa o quanto antes para tratar o problema. “Estudos recentes revelaram incidência de bruxismo em 56% da população brasileira, sendo mais comum em pacientes jovens”, afirma a especialista em Ortopedia Facial dos Maxilares da clínica Saraiva, Luciana Saraiva.
Os tratamentos variam, uma vez que dependem da descoberta do que desencadeia o problema. No entanto, o método mais usado para evitar que o bruxismo desgaste os dentes são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico. O dentista faz o molde da mordida do paciente que precisa dormir com o protetor.
Luciana ressalta que tais placas não eliminam o ato de apertar e ranger os dentes, apenas previnem os danos. “A intervenção odontológica é fundamental, pois, além de evitar o desgaste dental, protege a ATM – articulação temporomandibular – e modula a ação da musculatura da mastigação”, diz.
Também é possível diminuir a carga de estresse e fazer algumas mudanças na rotina e comportamento para atenuar a carga depositada nos dentes. Luciana separou algumas dicas para deixar a noite tranquila, boca relaxada e dentes a salvo.
- Evite o consumo de substâncias estimulantes à noite – café, chá com cafeína, energéticos;
- Não durma com a TV ligada e luz acesa;
- Evite praticar atividades físicas à noite;
- Terapias relaxantes como meditação e ioga podem ajudar;
- Acupuntura tem apresentado resultados satisfatórios, bem como fisioterapias.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Água de coco hidrata e contribui para saúde dos dentes
Além de uma deliciosa bebida refrescante, a água de coco hidrata a boca, mantém o fluxo salivar equilibrado, previne o mau hálito e preserva a gengiva
Higiene bucal na terceira idade
As projeções futuras realizadas indicam o aumento expressivo da população idosa no Brasil.
Maioria da população brasileira só vai ao dentista em caso de dores, segundo pesquisa
A maior parte da população do país não vai ao dentista periodicamente, de acordo com pesquisa. Os profissionais que cuidam da saúde bucal só costumam ser procurados em caso de dores.
Ácidos graxos poli-insaturados podem reduzir a incidência de doença gengival
Novas pesquisas mostram que o consumo alimentar de ácidos graxos poli-insaturados como o óleo de peixe, que possui propriedades anti-inflamatórias conhecidas, é promissor para o tratamento e a prevenção da periodontite,


