Publicado por Redação em Dental - 30/04/2013 às 16:26:49

Pare de ranger os dentes em cinco passos

O ato de ranger os dentes – conhecido como bruxismo – pode ser decorrência de estresse, posicionamento errado dos dentes, entre outros fatores. O importante é diagnosticar a causa o quanto antes para tratar o problema. “Estudos recentes revelaram incidência de bruxismo em 56% da população brasileira, sendo mais comum em pacientes jovens”, afirma a especialista em Ortopedia Facial dos Maxilares da clínica Saraiva, Luciana Saraiva.

Os tratamentos variam, uma vez que dependem da descoberta do que desencadeia o problema. No entanto, o método mais usado para evitar que o bruxismo desgaste os dentes são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico. O dentista faz o molde da mordida do paciente que precisa dormir com o protetor. 
 
Luciana ressalta que tais placas não eliminam o ato de apertar e ranger os dentes, apenas previnem os danos. “A intervenção odontológica é fundamental, pois, além de evitar o desgaste dental, protege a ATM – articulação temporomandibular – e modula a ação da musculatura da mastigação”, diz.
 
Também é possível diminuir a carga de estresse e fazer algumas mudanças na rotina e comportamento para atenuar a carga depositada nos dentes. Luciana separou algumas dicas para deixar a noite tranquila, boca relaxada e dentes a salvo.
 
- Evite o consumo de substâncias estimulantes à noite – café, chá com cafeína, energéticos;
- Não durma com a TV ligada e luz acesa;
- Evite praticar atividades físicas à noite;
- Terapias relaxantes como meditação e ioga podem ajudar;
- Acupuntura tem apresentado resultados satisfatórios, bem como fisioterapias.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Dupla saliva e chiclete é aliada da saúde bucal

Como sabemos, a saliva ajuda a manter a boca úmida. Quando comemos, o fluxo de salivar aumenta, permitindo-nos mastigar e engolir os alimentos.

Dental, por Redação

Mau hálito; aprenda a controlar

Se você realmente deseja saber a causa de seu mau hálito, marque uma consulta com o dentista. Com uma avaliação de seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, seu dentista poderá identificar os responsáveis pelo mau hálito. 

Dental, por Redação

Conheça iniciativas sociais que cuidam da saúde bucal

A saúde bucal tem ganhado mais atenção dos holofotes em vários âmbitos, inclusive entre projetos sociais. A importância de ter uma boca saudável é disseminada e trabalhada em diversas frentes entre ONGs, pelo governo e profissionais da saúde. Conheça alguns deles.

Dental, por Redação

Importância da saúde bucal

O ideal é que as pessoas sejam bem orientadas quanto aos seus aspectos individuais para que aí sejam estabelecidas as regularidades das visitas. Em âmbito geral, é importante que as pessoas visitem o dentista pelo menos uma vez ao ano.

Dental, por Redação

SUS aumenta em 85% a produção de próteses dentárias

O Sistema Único de Saúde (SUS) produziu, em 2011, 340 mil próteses dentária, 85% a mais do que em 2010, quando foram produzidas 183 mil unidades.

Dental, por Redação

Com vários eventos, avança o atendimento à saúde bucal

Recentemente uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMG), realizada entre os anos de 2003 e 2010, apontou melhorias nos cuidados dos brasileiros com a saúde dos dentes.

Dental, por Redação

Instituições públicas e privadas se unem na prevenção da saúde bucal

As secretarias estaduais de Saúde (Sesa) e Educação (Seed) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) se uniram para combater um mal que atingem milhões de crianças e adultos em todo o Brasil, as doenças bucais.

Deixe seu Comentário:

=