Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/08/2014 às 10:23:01

Pagar FGTS traz gasto extra em demissão de empregados domésticos

Uma das normas que depende de regulamentação no caso de empregados domésticos, o recolhimento de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) continua sendo opcional.

Mas o empregador deve prestar atenção a um custo extra que fazer essa opção acarretará: pagamento de multa em caso de demissão sem justa causa do empregado doméstico.

"Se o empregador recolher o FGTS, terá de pagar a multa de 40% do saldo ao doméstico em caso de dispensa sem justa causa", afirma Gildo Freire de Araujo, vice-presidente de Finanças do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo. "Se ele não depositar o FGTS, a multa não é devida."

O advogado Giancarlo Borba, sócio da área trabalhista da Siqueira Castro Advogados, elenca outro ponto em relação ao FGTS para domésticos. "Uma proposta em discussão prevê que o empregador já faça, a cada mês, um depósito proporcional da multa que teria que pagar em caso de dispensa sem justa causa", afirma.

Quando a regulamentação da lei das domésticas for aprovada, o FGTS deve passar a ser obrigatório.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Copom indica que corte a 7,25% foi

Na ata da última reunião publicada nesta quinta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom), os membros do colegiados indicaram que esta pode ter sido a última redução da taxa básica de juros.

Notícias Gerais, por Redação

Governo anuncia aumento de capital da Caixa em até R$ 1,5 bilhão

O governo federal fará um aumento de capital de até R$ 1,5 bilhão na Caixa Econômica Federal. A realização do aporte estava prevista e é necessária para que o banco mantenha seus níveis mínimos de alavancagem, em um momento em que amplia o crédito de forma expressiva.

Notícias Gerais, por Redação

BC e economistas divergem sobre endividamento das famílias

O seminário Políticas Públicas de Estímulo ao Consumo e seus Reflexos na Economia Brasileira, realizado na quarta-feira na Câmara dos Deputados, foi marcado por divergências entre os dados estatísticos apresentados por técnicos da iniciativa privada e do governo.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil terá caixas eletrônicos para realização de transações de câmbio

O Brasil está próximo de receber os primeiros caixas eletrônicos para realização de transações de Câmbio. Com a autorização do CMN (Conselho Monetário Nacional)

Deixe seu Comentário:

=