Publicado por Redação em Dental - 04/07/2011 às 16:39:20
Odontologia do Trabalho - em foco: Uma visão holística da saúde do trabalhador
A frieza da objetividade científica e a busca pelo autoconhecimento do ser humano, têm levado a ciência a procurar respostas e a sinalizar de que estaríamos vivenciando um novo paradigma: Holístico (Holos do grego: Totalidade), onde tudo se interrelaciona, tudo é interdependente.
Pesquisa objetivou compreender este novo paradigma e a sua influência na saúde e no trabalho do homem atual. Através de um estudo descritivo e bibliográfico, idéias de totalidade e integralidade do ser foram incorporados inter-relacionando saúde geral com saúde bucal, observou-se novas propostas e conceitos referentes à visão holística dos profissionais de saúde especialmente de saúde bucal, para com os seus pacientes através da odontologia psicossomática, odontologia sistêmica e resgatando alguns conceitos da biocibernética bucal: os dentes e o espaço bucal interagem com as condições físicas, psíquicas, e sociais do paciente.
A obtenção da saúde a partir de uma visão holística nos faz enxergar uma comunhão, uma desfragmentação do saber (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade) em busca da totalidade do ser.
Essa proposta de integração dos recursos terapêuticos ocorre em especial no estudo da saúde do trabalhador, que reúnem profissionais das ciências médicas, tecnológicas, sociais e humanas, todos envolvidos no processo de conhecimento e estabelecimento da saúde total do trabalhador.
Propõe-se demonstrar a importância da contribuição do dentista na vida do seu paciente e mais especificamente na vida do trabalhador, trazendo benefícios para a sua saúde e da sua empresa, já que na visão holística tudo está interligado e a boca tem um papel fundamental no estabelecimento do equilíbrio geral do organismo e da vida.
Fonte: odontologika.uol.com.br | 04.07.11
Posts relacionados
Conexão entre saúde bucal e doença celíaca
O Herpes pode ser um sintoma da doença celíaca, de acordo com a Fundação de Doença Celíaca.
Conheça livros que estimulam as crianças a cuidar dos dentes
Janeiro é mês de férias e amanhã é feriado em São Paulo. Para preencher o tempo livre da criançada com diversão que ensina, existem algumas opções de livros sobre saúde bucal.
Sorrir faz bem para a saúde
O dicionário define o ato de rir como ter um ar agradável, alegre, sorrir, mostrar afabilidade, achar graça, desfrutar. Tudo de bom, não é? E todos esses aspectos positivos da risada foram identificados em uma pesquisa feita pela antropóloga Mirian Goldenberg.
Ministério planeja investir R$ 137 milhões em saúde bucal no Piauí
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Brasil Sorridente, vem investindo cada vez mais para ampliar a rede assistencial odontológica do Sistema Único de Saúde (SUS).
Frutas ricas em fibras e gengivas saudáveis
Bananas, maçãs, laranjas e blueberries são um lanche saboroso, e comê-los pode também levar a gengivas mais saudáveis, especificamente para homens brancos acima dos 65 anos.
Pesquisa avalia relação entre diabetes mellitus e saúde bucal
Somente no Brasil, estima-se que 7,6% da população, na faixa etária de 30 a 69 anos, tenham a doença. Outras enfermidades acabam vindo associadas ao quadro, reduzindo a qualidade de vida dos pacientes,