Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/05/2012 às 09:47:41

Nova regra da poupança é publicada no Diário Oficial

A nova regra de rentabilidade da caderneta de poupança foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (4). O anúncio da mudança foi feito na noite de ontem (3) pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A partir de agora, toda vez que a Selic (taxa básica de juro) estiver em 8,5% ao ano ou menos, a caderneta de poupança passa a remunerar seus aplicadores com 70% da Selic mais TR (Taxa Referencial). Se a Selic estiver em mais de 8,5% ao ano, permanece a regra anterior: TR mais 0,5% ao mês. A medida vale tanto para novas contas quanto para novos aportes de contas já existentes efetuados a partir de hoje.

De acordo com Mantega, a mudança foi necessária para que o País pudesse seguir com uma trajetória de juros descendente. “À medida que estamos enfrentando um novo cenário econômico, à medida que as taxas de juros para aplicação estão caindo - porque a Selic está caindo - se mantivermos a regra atual de rendimento da poupança, ela se tornará um obstáculo para continuidade da redução da Selic", disse.

Apoio
Na quinta-feira (3), um pouco antes do anúncio oficial, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho já apoiava a alteração. “É importante criar as condições para continuarmos podendo baixar os juros e poder continuar financiando a produção em condições adequadas. Esse é o nosso objetivo central”, disse Carvalho, depois de participar da cerimônia de posse do ministro do Trabalho, Brizola Neto.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) também já havia se manifestado a favor da mudança. “À medida em que as taxas de juros vão sendo reduzidas, é razoável que você remova algumas regras antigas, que são de um período em que se tinha inflação e taxas de juros mais altas”, disse o economista-chefe da entidade, Rubens Sardenberg, na última quarta-feira (2), durante entrevista coletiva com jornalistas.

Fonte: Uol


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ministro da Fazenda prevê crescimento de 4% para 2013

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu nesta quarta-feira que a economia nacional crescerá 4% em 2013, apoiada em boa medida pela recuperação dos Estados Unidos e a esperada aceleração da China. "Existe a possibilidade de crescermos de 4% a 4,5% em 2013.

Notícias Gerais, por Redação

Esperança por estímulos dita ritmo da recuperação nos mercados

Mesmo sem notícias positivas, os mercados financeiros globais vivem uma quarta-feira de recuperação. Após fortes quedas recentes, os preços baixos de ações atraem compradores, impulsionando os índices das principais bolsas no mundo.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil Travel prevê levantar até R$ 1,42 bi em estreia na Bolsa

O grupo de turismo Brasil Travel pode movimentar até R$ 1,42 bilhão em uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) primária e secundária, segundo termos da operação publicados nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Até setembro, 11,3% das obras do PAC 2 foram concluídas, diz governo

O segundo balanço da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) feito pelo governo federal nesta terça-feira (22) aponta que 11,3% das obras previstas até 2014 foram concluídas entre janeiro e setembro deste ano.

Deixe seu Comentário:

=