Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/11/2011 às 15:00:14

Nelson Barbosa diz que Brasil crescerá pelo menos 4% em 2012

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, classificou de "pessimistas" as estimativas de crescimento para o Brasil ao redor de 3,5% no ano que vem.

A projeção oficial do governo e que está no projeto de Orçamento enviado ao Congresso é de uma expansão da economia de 5% em 2012. Mas, com a crise na Europa, economistas vêm revisando para baixo também as estimativas para a economia brasileira.

Barbosa disse que o país "pode sim" crescer 5%. "Será no mínimo, 4%, graças aos estímulos que já colocamos na economia", afirmou.

O secretário se refere ao aumento programado para o salário mínimo, que pode chegar a 14% em termos nominais. E também a desonerações tributárias concedidas ao setor privado, como o aumento do teto do SuperSimples, anunciado em agosto.

Segundo Barbosa, outro fator que empurrará a economia para frente é um aperto fiscal mais brando do que o feito neste ano.

"No ano que vem teremos a manutenção do superávit primário. Neste ano, tivemos um aumento do superávit primário. Em termos de impulso econômico, não teremos uma nova restrição", disse.

Segundo Barbosa, o governo cumprirá o superávit primário neste ano e também em 2012. O esforço é feito por todo o setor público e é usado para o pagamento dos juros da dívida.

"A economia brasileira vai continuar crescendo e nós teremos receita suficiente para cumprir todos os compromissos do governo e cumprir a meta cheia", afirmou.

O secretário-executivo participa de seminário promovido pela Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) e a revista britânica "The Economist", em São Paulo.

À plateia, formada de empresários do setor de TI, Barbosa afirmou que o Brasil "voltará a crescer com força no ano que vem" e atribui essa confiança à dinâmica do mercado interno.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|04.11.11


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ação de Mantega na Casa da Moeda preocupa Planalto

As recentes acusações na Casa da Moeda jogaram o ministro Guido Mantega (Fazenda) no centro de um escândalo político que preocupa o Palácio do Planalto, informa reportagem de Andreza Matais, Simone Iglesias, Márcio Falcão e Natuza Nery,

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa deve subir só no 2º semestre de 2012, dizem analistas

Em 2011, a crise financeira europeia e o fraco desempenho da economia dos EUA fez com que o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) ficasse longe dos 80 mil pontos previstos por alguns analistas no final de 2010.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação em SP abranda na 3ª medição do mês para 0,22%

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) no município de São Paulo subiu 0,22% na terceira medição de setembro, depois de um acréscimo de 0,25% na apuração anterior e de uma alta de 0,36% na leitura inicial do mês.

Deixe seu Comentário:

=