Publicado por Redação em Dental - 10/06/2011 às 15:42:53

Miniparafuso põe sorriso nos eixos

A Ortodontia, especialidade odontológica que procura aperfeiçoar a função e a estética do sorriso, não pára de evoluir. Uma das mais recentes técnicas auxiliares empregadas pelos especialistas da área para corrigir a posição dos dentes é a colocação de miniparafusos na região lateral da gengiva, que permite melhor correção de diversos problemas ortodônticos.

Os miniparafusos são indicados para pacientes que precisam corrigir o posicionamento de alguns dentes somente e não de toda a arcada. No tratamento convencional deste problema, o aparelho ortodôntico é apoiado em um outro dente já bem posicionado. O problema é que, pelo método tradicional, ocorre influência recíproca de forças, e a tensão resultante pode prejudicar o dente que está em posição correta.

Com os miniparafusos colocados na lateral da gengiva, entre as raízes dentais, o apoio é feito na própria estrutura que se conecta diretamente aos dentes a serem movimentados. Os pinos são fixados ao osso e não se movem, garantindo maior eficiência ao tratamento. “Os meios convencionais de ancoragem não eram 100% eficientes, sempre havia alguma perda na posição dos dentes que forneciam ancoragem. O resultado agora é muito melhor”, explica o periodontista Camillo Morea. Além disso, o especialista ressalta que com os miniparafusos é possível corrigir de forma bem mais conservadora problemas que eram tratados de forma mutilante.

Poucos profissionais dominam a ancoragem absoluta com miniparafusos, e suas aplicações e benefícios ainda são desconhecidos da maioria da população.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 10.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Escova dental deve ser trocada após gripe, resfriado e infecção bucal

As escovas podem disseminar germes, fungos e bactérias

Dental, por Redação

10 erros que prejudicam a saúde bucal

Saiba o que você jamais pode fazer se quiser ter uma saúde bucal perfeita:

Dental, por Redação

Crianças também são vítimas do mau hálito

A odontopediatra Erica Negrini Lia, professora-adjunta do curso de odontologia da UnB (Universidade de Brasília), garante que as crianças não estão livres da halitose, popularmente conhecida como mau hálito.

Dental, por Redação

Limpeza dental ajuda a reduzir risco de infarto,diz estudo

Limpar os dentes regularmente não só garante um sorriso brilhante, mas também ajuda a reduzir os riscos de infarto e acidente vascular cerebral, revelou estudo publicado durante encontro da American Heart Association em Orlando, Flórida (sudeste).

Deixe seu Comentário:

=