Publicado por Redação em Previdência Corporate - 19/01/2012 às 17:57:48
Microempresa retém talentos com previdência privada
Os planos de previdência privada deixaram de ser um benefício oferecido apenas por grandes companhias. Micro e pequenas também passaram a investir nesse artifício como forma de atrair e reter seus talentos, tanto que já há produtos específicos no mercado de seguros e previdência para atender essa demanda em expansão.
De janeiro a novembro de 2011, os planos de previdência complementar aberta arrecadaram R$ 46,4 bilhões. O volume de novos aportes no sistema é 18,21% maior que o verificado em igual período do ano anterior, aponta balanço da FenaPrevi. Os planos empresariais tiveram crescimento acima da média, de 25,40% no mesmo período, somando R$ 5,8 bilhões.
O vice-presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), Renato Russo, explica que a participação das micro e pequenas empresas no total geral do mercado ainda é pequeno, mas que o aumento da renda e da disputa por mão de obra especializada fazem com que cada vez mais organizações de pequeno porte ofereçam esse benefício a seus colaboradores. Hoje, elas buscam dar uma vantagem a seus funcionários, como o plano de previdência privada.
A alternativa que parte das micro e pequenas tem encontrado para oferecer os planos de previdência privada sem custos para a empresa é negociar adesão coletiva de seus funcionários com a seguradora para que haja vantagens frente a um plano individual, já que muitas dessas empresas não têm condições financeiras de contribuir com o plano.
A partir dessa contratação coletiva negociado pela pessoa jurídica, o funcionário passa a ter taxas menores de administração, por exemplo, e a empresa não tem custos para ofertar o benefício , explica Russo.
De acordo com a superintendente de produtos e operações de previdência de pessoa jurídica do banco Itaú Unibanco, Andréa Vivan de Souza Coutinho, a procura pelos planos de adesão coletiva por micro e pequenas empresas é crescente. A instituição tem um produtos específico oferecido nas agências para empresas de pequeno porte que querem levar a seus funcionários esse benefício.
A empresa viabiliza o acesso dos empregados à previdência privada, com taxas de administração e de carregamento menores, e até com possibilidade de desconto em folha de pagamento , comenta Andréa. O plano oferecido pelo banco para a adesão coletiva tem taxa inicial de 0,8%. Já o individual começa em 1%.
O consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), Darcy Lucca, explica que a previdência complementar oferecida pelas pequenas empresas são uma forma interessante de reter talentos, pois agrega valor à organização empregadora, e ainda ajuda a manter na empresa profissionais mais qualificados. "É um custo que vale a pena no caso de mão de obra especializada, pois a saída de um funcionário gera gastos com contratação e treinamento, que podem sair mais caros do que a previdência desse funcionário , diz.
Lucca afirma que o Sebrae-SP tem percebido um movimento de ampliação dos benefícios das micro e pequenas empresas. Cada vez mais se percebe que o diferencial nas empresas é o ser humano e há uma demanda cada vez maior de capacitação na área de gestão desses recursos , acrescenta Lucca.v
Para a professora do Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento da Fundação Instituto de Administração (Proced/FIA), Dariane Castanheira, o empreendedor interessado em colocar o plano de previdência como benefício em sua empresa deve se planejar. "Se o objetivo é reter talentos, isso pode ser uma boa saída. Mas será preciso avaliar os impactos nos custos, no valor do produto ou serviço e até no lucro. E planejar o retorno que esse funcionário dará. Por isso, o planejamento é fundamental", diz.
Fonte:www.segs.com.br|19.01.12
Posts relacionados
Como evitar erros no seu Imposto de Renda deste ano
Começa amanhã o acerto de contas com a Receita Federal, e o período em que todo o contribuinte começa a juntar a documentação necessária para fazer a declaração anual de Imposto de Renda até o dia 30 de abril, tentando pagar menos imposto ou até recebendo a restituição.
Previdência salva arrecadação da Receita no 1º semestre
Se não fosse a receita com contribuição previdenciária, a arrecadação da Receita Federal no primeiro semestre deste ano teria um resultado ainda mais fraco.
Mulheres aderem cada vez mais à previdência privada e investimentos de longo prazo
A mulher do século XXI possui um perfil diferenciado. Além do papel multifunção, ela agora é investidora. Preocupada com o seu futuro e o de sua família, a mulher passou a aplicar seu dinheiro para complementar sua renda ao se aposentar, cenário até então bem comum somente entre os homens.
Previdência Social inclui novas sete atividades no Empreendedor Individual
O Programa Empreendedor Individual já conta com 471 categorias. Isso porque sete novas categorias foram incluídas no início deste ano, segundo estabeleceu a Resolução 94 do Comitê Gestor do Simples Nacional e da Receita Federal.
Previdência privada é ferramenta para reter talentos, afirma Diretor da Zurich Seguros
O mercado de planos de previdência privada, tanto individual como corporativa, está passando por um período de aquecimento sem precedentes.