Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/06/2013 às 10:16:36
Mercado reduz previsão do PIB para 2013 pela 4ª semana seguida
Analistas do mercado financeiro reduziram pela quarta semana consecutiva a previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País. Segundo o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC), o mercado espera alta de apenas 2,53% no desempenho da economia para este ano.
O mercado reduziu a expectativa de crescimento da economia brasileira após a divulgação, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de que o PIB avançou apenas 0,6% nos primeiros três meses do ano na comparação com o último trimestre de 2012. Após o resultado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que a previsão oficial do governo de 3,5% será revista "certamente para baixo".
No entanto, os analistas ouvidos semanalmente pelo BC não alteraram a previsão para a inflação deste ano, que se manteve em 5,8% - apenas 0,1 ponto percentual abaixo da previsão oficial -, mesmo após divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) prever inflação maior em 2013. A estimativa de preços maiores justificou o aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, que agora está em 8% ao ano. Já o mercado financeiro crê que essa taxa deve alcançar 8,75% até o final de 2013.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira que para o Brasil ser considerado um país desenvolvido precisará "dobrar sua renda per capita", mas ela não se comprometeu com um prazo para atingir essa meta ao discursar no almoço com os oficiais generais das Forças Armadas.
Notícias Gerais, por Redação
O setor público brasileiro registrou superávit primário de R$ 2,653 bilhões em maio, informou o Banco Central nesta sexta-feira. Em 12 meses até maio, a economia feita para pagamento de juros foi equivalente a 2,97% do Produto Interno Bruto (PIB).
Notícias Gerais, por Redação
O mercado reduziu a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 para 2,72% e manteve a perspectiva para a taxa básica de juros (Selic) neste ano em 8% após o Comitê de Política Monetária
Notícias Gerais, por Redação
A Caixa Econômica Federal vai destinar este ano R$ 345 milhões em crédito para empreendedores individuais, por meio do microcrédito produtivo orientado (Crescer).
Notícias Gerais, por Redação
O dólar operava perto da estabilidade na manhã desta quarta-feira, após a baixa da véspera, enquanto os mercados internacionais mostravam ligeira melhora de humor.
Notícias Gerais, por Redação
Os mercados de capitais atravessam um novo período de enorme volatilidade, com investidores correndo das Bolsas de Valores e se refugiando no dólar, a reserva de valor por excelência em momentos de pânico.
Deixe seu Comentário: