Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/09/2012 às 09:55:53

Mercado reduz previsão do PIB a 1,64% e prevê novo corte na Selic

O mercado reduziu a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) pela quinta semana e já aposta em um crescimento de apenas 1,64% neste ano, segundo divulgação do boletim Focus, do Banco Central, desta segunda-feira (3). Na semana passada, a previsão era de 1,73%. Para 2013, a estimativa permanece em 4%.

Na semana passada, o IBGE divulgou que o crescimento do PIB no segundo trimestre foi de 0,4%, ante o primeiro trimestre --cujo o crescimento foi revisado para 0,1%. O resultado ficou levemente abaixo da expectativa do mercado, de alta de 0,5%. O Banco Central espera um crescimento de 2,5% no ano, enquanto a taxa projetada pelo governo é de 3%.

Já a estimativa para a taxa básica de juros, a Selic, (que foi reduzida na quarta-feira para 7,5% ao ano) foi mantida pela quarta semana em 7,25% neste ano. Para 2013, a previsão subiu de 8,25%, na semana passada, para 8,50% hoje.

A projeção deste ano para inflação oficial (medida pelo IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo) subiu pela oitava semana, passando de 5,19%, na semana passada, para 5,20%; há um mês a estimativa era de 5%. Para 2013, foi elevada de 5,5%, na semana passada, para 5,51% hoje.

As expectativas para o valor do dólar em 2012 e 2013 permaneceram inalteradas em R$ 2 para ambos casos.

O boletim Focus é elaborado pelo BC a partir de consultas feitas a instituições financeiras e expressa, semanalmente, como o mercado percebe o comportamento da economia.

Fonte: Folha


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação oficial tem alta de 0,55% em abril e volta para meta

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País, apresentou variação de 0,55% em abril, 0,08 ponto percentual acima da taxa registrada em março, quando foi de 0,47%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Os desafios da longevidade

O fenômeno da longevidade vai exigir respostas incomuns e inovadoras dos mercados e parece claro que o acervo de instrumentos atuais é inadequado para uma explosão de custos e riscos que se avizinha com a conquista de mais anos de vida.

Notícias Gerais, por Redação

Demanda por crédito sobe após 9 meses em queda, diz Serasa

A busca de consumidores por crédito em julho deste ano foi 8% maior que a registrada no mesmo período de 2011. É a primeira alta em nove meses na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Notícias Gerais, por Redação

Pesquisa: 88% dos empresários pretendem aumentar salários no País

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela consultoria Grant Thornton informou que 88% dos empresários brasileiros pretendem aumentar os salários de seus colaboradores nos próximos 12 meses.

Notícias Gerais, por Redação

Profissionais são a favor das redes sociais no trabalho; mas reconhecem impacto

Twitter, LinkedIn, Flickr, FourSquare, Facebook. Já não há mais como negar que as redes sociais vieram para ficar em nossas vidas. A grande polêmica sobre o assunto, porém, é até que ponto essas mídias, para o uso pessoal, são aceitas no ambiente profissional.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa avança 2,56% e dólar oscila abaixo de R$ 1,80

O mercado brasileiro de ações sustenta a forte alta vista desde o início dos negócios desta quinta-feira, em meio a uma onda de otimismo global a respeito da crise europeia.

Deixe seu Comentário:

=