Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/12/2012 às 10:25:57

Mercado eleva projeções para inflação e reduz PIB de 2013

O mercado voltou a elevar suas estimativas para inflação do Brasil em 2012 e 2013 e reviu para baixo sua previsão para o crescimento da economia no próximo ano, segundo pesquisa Focus, do Banco Central (BC), divulgada nesta segunda-feira.

O levantamento elevou a projeção para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano para 5,69% ante estimativa anterior de 5,6% apurada na pesquisa da semana passada. Já a expectativa para o índice em 2013 passou de 5,42% para 5,47%.

A expectativa dos analistas consultados para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2012 se manteve em crescimento de 1%, mas o prognóstico para 2013 foi revisto de expansão de 3,4% para crescimento de 3,3%.

Na quinta-feira passada, o BC divulgou que sua previsão para o crescimento do PIB em 2012 havia caído a 1%, ante 1,6% estimado anteriormente, ao mesmo tempo em que elevou suas contas sobre a inflação neste ano. O BC, porém, viu arrefecimento no preços em 2013.

No relatório divulgado nesta segunda-feira, a estimativa do mercado para a taxa básica de juros (Selic) foi mantida em 7,25% para 2013, mesmo percentual estimado para a taxa em janeiro.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ministério da Fazenda já tem medidas de incentivo prontas

A equipe econômica está fazendo uma espécie de "marcação a mercado" dos dados econômicos que estão saindo para definir o momento adequado para o anúncio de novas medidas de estímulo.

Notícias Gerais, por Redação

Otimismo do brasileiro em relação à economia é recorde, diz Ipea

O otimismo das famílias brasileiras em relação à realidade socioeconômica continuou a crescer e passou de 67,2, em dezembro, para 69 pontos em janeiro --o mais alto já registrado desde o início de apuração do índice, em agosto de 2010.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado volta a apostar na alta do dólar e reduz previsão do PIB

O mercado voltou a elevar a estimativa do preço do dólar para este ano, após sete semanas de estabilidade. Além disso, reduziu as estimativas para o PIB (Produto Interno Bruto) e elevou para a inflação oficial --o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)-- para o mesmo período.

Deixe seu Comentário:

=