Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/10/2013 às 09:58:47

Mercado eleva estimativa de crescimento da economia para 2,47%

Economistas de instituições financeiras fizeram um leve aumento na projeção de crescimento da economia deste ano, para 2,47%, ante 2,4% na semana anterior, e mantiveram as apostas de elevação da Selic em 0,5 ponto percentual nesta semana, de acordo com a pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira (07).

O ajuste na estimativa para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) ocorre num momento em que autoridades do governo dizem que a desaceleração no terceiro trimestre não foi tão forte como esperado.

Na semana passada, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, admitiu a acomodação no período, mas disse que o desempenho será mais favorável do que as pessoas esperavam.

A estimativa do Focus está em linha com as previsões do Banco Central e do governo, que preveem uma expansão da economia de 2,5% neste ano.

Apesar de a elevação na projeção do PIB para 2013, os economistas mantiveram a estimativa para o ano que vem em 2,2%.

A estimativa mais otimista para 2013 veio acompanhada da manutenção da projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano em 5,82%. Para 2014, houve uma leve redução para 5,95 por cento, ante 5,97% na semana anterior

Também foi mantida a estimativa para a Selic, em 9,75% para este e para o próximo ano. Mas instituições que mais acertam as projeções no médio prazo, o Top-5 de médio prazo, apontam na mediana a expectativa de um maior aperto monetário no ano que vem. Apesar de manterem a perspectiva para este ano em 10%, elas veem a Selic a 10,5% no fim de 2014.

Fonte: www.uol.com.br


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Juros futuros fecham quase estáveis, repercutindo indicadores de inflação

Os principais contratos de juros fecharam praticamente estáveis no mercado futuro da BM&F nesta terça-feira (19), com uma leve tendência de queda na ponta mais longa da curva.

Notícias Gerais, por Redação

Empreendedores devem entregar declaração de rendimentos até 31 de maio

Os empreendedores individuais devem entregar até 31 de maio a declaração de rendimentos, a DASN-Simei, referente ao ano-calendário 2011, à Receita Federal. A obrigatoriedade vale para os empreendedores formalizados até 31 de dezembro de 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Mulheres: como investir e cuidar das finanças nas diversas fases da vida?

As mulheres conquistaram a independência financeira e têm se interessado cada vez mais pelos investimentos e pelo controle das finanças. É fato que, nas últimas décadas, muita coisa mudou na maneira como elas lidam com questões financeiras e profissionais.

Deixe seu Comentário:

=