Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/10/2011 às 13:15:42

Médicos fazem consulta relâmpago para trabalhar menos horas em SP

Médicos da rede pública de São Paulo trabalham menos horas do que foram contratados e, para cumprir uma meta de pacientes atendidos, fazem consultas relâmpagos, de até menos de dois minutos.

Em duas semanas de reportagem, a Folha flagrou 20 profissionais nessa situação. Segundo pessoas da área de saúde ouvidas, o número é maior graças a acordos informais entre gestores de unidades de saúde e os médicos.

Eles ficam dispensados de cumprir o horário de trabalho desde que atendam uma meta de consultas. Nos postos de saúde da Prefeitura de São Paulo, por exemplo, a Folha apurou que a meta é de 80 pacientes por semana para cada um dos médicos. A prefeitura nega a prática de acordos, diz que o horário tem de ser cumprido e afirma que vai apurar os casos apontados pela Folha.

A maioria dos médicos flagrados pela Folha atende em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e AMAs Especialidades (Assistência Médica Ambulatorial) da Prefeitura de São Paulo, que funcionam só com consultas marcadas.

OUTRO LADO

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo disse que "não compactua com nenhuma redução da jornada de trabalho de seus funcionários" e que todos os casos apontados pela Folha serão apurados e, se comprovados, punidos "com o rigor da lei".

O órgão disse ainda que vai implementar até o final deste ano um sistema de reconhecimento biométrico (por impressão digital) e fotográfico de seus profissionais e pacientes, o que deverá permitir um acompanhamento maior da jornada de trabalho.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 13.10.11


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Comércio prevê alta dos juros e reduz previsão de crescimento

O crescimento das vendas do comércio no segundo semestre de 2013 deverá ficar abaixo do esperado pelo setor, que previa um aumento de 6,15% em relação ao ano passado.

Notícias Gerais, por Redação

Pesquisa: 69% dos brasileiros não guardam dinheiro

Dados divulgados nesta terça-feira pela pesquisa "Retratos da sociedade brasileira: inclusão financeira", produzida em parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Ibope mostram que apenas 31% da população brasileira faz reserva de dinheiro.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado mantém expectativa de inflação em 5,24% para 2012

O mercado financeiro manteve em 5,24% sua projeção de fechamento em 2012 do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), de acordo com o Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central divulgada nesta segunda-feira (27).

Deixe seu Comentário:

=