Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/07/2011 às 14:13:38

MEC concede mais bolsas para estudo internacional, veja como funciona

SÃO PAULO – A intenção, anunciada já há algum tempo pela presidente Dilma Rousseff, no sentido de mandar mais brasileiros para estudar no exterior parece estar se confirmando. Nesse sentido, o MEC (Ministério da Educação) publicou, no mês passado, novas regras para concessão de bolsas de doutorado sanduíche, que poderão levar até 7,6 mil interessados para o exterior até 2014.
 
As principais mudanças, contidas no programa, têm o objetivo de reduzir a burocracia do processo, além de permitir que mais escolas possam solicitar as cotas para seus estudantes.
 
Novidades
De três em três anos a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) avalia as escolas de todo o País e atribui uma nota que vai de 1 a 7. Antes, somente aquelas que receberam notas superiores a 4 poderiam solicitar as bolsas, agora, porém, poderão solicitar o recurso as escolas que receberam notas a partir de 3.
 
Com isso, aumenta o número de pedidos de cotas. Cada cota permite que um estudante estude no exterior por um período de 12 meses. Se a escola preferir, ela pode mandar ao exterior três estudantes, que irão permanecer fora por quatro meses cada, perfazendo o total de 12 meses.
 
As novas regras também passam a oferecer 2 cotas por instituição, permitindo que todos os cursos possam levar estudantes ao exterior por um total de 24 meses.
 
A modalidade conhecida como doutorado sanduíche, ou estágio de doutorando, permite que o interessado curse parte da especialização em instituição estrangeira, mas exige que ele retorne e termine os estudos no Brasil. Com as novas regras do MEC, a perspectiva do governo é que o número de bolsas aumentem cerca de 3 vezes até 2014.
 
Menos burocracia
Para facilitar o processo, uma das medidas anunciadas excluiu a exigência anterior de um teste de proficiência na língua em que será realizado o doutorado. Agora, apenas uma manifestação positiva do orientador do doutorando a esse respeito será suficiente.
 
O processo seletivo agora também passou a ser de exclusividade da instituição. Isso quer dizer que, na prática, a Capes não fará mais análise documental. A Capes vai receber a validação da instituição, em relação aos selecionados e emitir a bolsa.
 
Como participar
Os interessados, que desejarem concorrer a uma bolsa sanduíche, primeiro precisam estar matriculados em cursos de doutorado habilitados a receber as cotas. Ainda, devem reunir a documentação necessária para a seleção prévia que vai ocorrer na própria instituição de ensino.
 
Com os documentos em mãos, a coordenadoria do programa de pós-graduação da escola deverá compor uma comissão com o objetivo de analisar as propostas dos candidatos e selecionar os melhores.
 
Os candidatos aptos devem, paralelamente, realizar sua inscrição online no site da Capes. A Pró-reitoria homologa e envia a relação dos selecionados para a Capes, que, por sua vez, se responsabiliza por emitir a carta de concessão. O aluno aprovado, por fim, envia a documentação online para a implementação da bolsa.
 
Perceba então que é a própria coordenação da faculdade que faz a seleção dos alunos e não a Capes. O órgão apenas disponibiliza as bolsas.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 25.07.11

Seguros Pessoais

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Viver de renda hoje exige ser três vezes mais rico do que em 2003

Viver de renda é um sonho cada vez mais distante dos brasileiros. Para ficar sem trabalhar o resto da vida, somente deixando o dinheiro render acima da inflação em uma aplicação segura, é necessário ser 3,5 vezes mais rico do que era preciso dez anos atrás.

Notícias Gerais, por Redação

Operação Baixas Temperaturas - São Paulo

Durante o período da operação, o serviço de acolhimento da população de rua caracteriza Estado de Emergência sempre que a temperatura for igual ou menor que 13 graus centígrados.

Notícias Gerais, por Redação

MetLife é finalista no Top of Mind de RH

A MetLife, seguradora global com soluções em vida, previdência privada e planos odontológicos, é uma das cinco indicadas na categoria Assistência Odontológica da 16ª edição do prêmio Top of Mind Estadão de RH.

Notícias Gerais, por Redação

Mudança do comportamento do consumidor depois da internet

Cerca de 72,3% das pessoas que possuem seguros de automóveis e 69,4% que possuem seguro de saúde, têm internet. Atualmente, 44% das pessoas fazem pesquisa online antes de contratar um seguro.

Notícias Gerais, por Redação

Produção de petróleo no Brasil bate recorde em 2011

A produção de petróleo e gás natural foi recorde no Brasil em 2011, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Deixe seu Comentário:

=