Publicado por Redação em Dental - 14/11/2011 às 11:50:48

Mantenedores de espaço podem ajudar os dentes permanentes a crescerem na posição certa

Os dentes decíduos geralmente começam a aparecer quando o bebê tem entre 6 meses e um ano de idade. Os dentes decíduos ajudam as crianças a mastigar e falar. Também mantêm o espaço na mandíbula e maxila para os dentes permanentes que estão se desenvolvendo em baixo das gengivas.

A maioria das crianças tem um conjunto completo de 20 dentes decíduos até completarem 3 anos de idade. Os dentes decíduos geralmente começam a amolecer ou cair por volta dos 6 anos de idade. O primeiro dos 32 dentes permanentes começa a surgir nessa mesma época.

Se uma criança perde um dente decíduo precocemente devido à cárie ou lesão, os outros dentes da criança podem se movimentar e começar a fechar o espaço vazio. Quando os dentes permanentes irrompem, geralmente não há espaço suficiente para eles. O resultado são dentes apinhados e dificuldades na mastigação e fala.

Para evitar isso, o dentista pode inserir um mantenedor de espaço e conservar o local deixado pelo dente perdido até que o permanente irrompa. O mantenedor de espaço pode ser uma banda ou coroa temporária presa em um dos lados do espaço vazio. Posteriormente, conforme o permanente irrompe, o dentista retira o dispositivo.

A ADA recomenda que o dentista examine a criança dentro do prazo de 6 meses a partir da irrupção do primeiro dente e no mais tardar até o primeiro aniversário. Uma consulta ao dentista em idade precoce é um "check-up do bebê" saudável para os dentes. Além de pesquisar cáries dentárias e outros problemas, o dentista pode demonstrar como higienizar corretamente os dentes da criança e como avaliar hábitos adversos como chupar o dedo.

Fonte:http://www.colgate.com.br|14.11.11


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Dental, por Redação

Chupeta entorta os dentes, mamadeira dá cárie; mitos e verdades sobre saúde oral infantil

Existem muitos mitos em torno do tema saúde bucal, mas o assunto é mais preocupante quando se trata de como cuidar dos dentes da criançada. Isso porque um erro nessa fase da vida pode significar problemas futuros.

Dental, por Redação

Raiz de alcaçuz combate bactérias bucais

Quando o assunto é balas de alcaçuz, é possível que você queira trocar as outras guloseimas por uma bala que possa ajudar a manter seus dentes e gengivas saudáveis.

Dental, por Redação

Assistência odontológica é reforçada em 22 estados

Os brasileiros terão mais acesso a assistência odontológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, liberou R$ 3,8 milhões para reforçar a assistência por meio da compra de equipamentos odontológicos destinados ao trabalho das equipes de saúde bucal que foram implantadas este ano.

Deixe seu Comentário:

=