Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/02/2012 às 16:42:52

Mantega nega aumento de IR para investimentos de renda fixa

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou que o governo pretenda aumentar a alíquota do IR (Imposto de Renda) sobre as aplicações financeiras de renda fixa, como fundos de investimentos e CDBs (Certificados de Depósitos Bancários). A notícia sobre o suposto aumento foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira (14).

“Não tem nenhum estudo para aumentar imposto de renda sobre aplicações financeiras. Nós só pensamos em reduzir impostos neste momento. Não tem nenhum aumento de imposto em vista”, disse Mantega, após a reunião do Conselho Político, em Brasília.

De acordo com a matéria de O Estado, o governo estaria preparando mudanças na tributação, com o objetivo de desestimular as aplicações que acompanham a oscilação da Selic (taxa básica de juro). Segundo o texto, a intenção seria fazer com que o investidor migrasse para aplicações com correção prefixada ou atrelada à inflação, como a poupança.

Como é atualmente
Atualmente, as aplicações em renda fixa são sujeitas a um sistema de alíquotas decrescentes de acordo com o prazo de aplicação:

22,5%, quando o prazo de investimento for inferior a seis meses;
20%, quando o prazo de investimento superar seis meses, mas for inferior a 12 meses;
17,5%, quando o prazo de investimento superar 12 meses, mas for inferior a 24 meses;
15%, quando o prazo de investimento superar 24 meses.

No caso dos fundos de investimento, ocorre recolhimento semestral na fonte a uma alíquota de 15% (come-cotas), e a diferença é paga na hora do resgate.

Fonte:www.infomoney.com.br|14.02.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Em junho, saíram mais dólares do que entraram no Brasil

As saídas de dólares do País superaram as entradas em US$ 69 milhões (cerca de R$ 138 milhões), neste mês, até o dia 14, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

INSS muda regras de perícia para auxílios doença e acidente

O INSS pôs em prática, ontem, novas regras para a marcação e a realização de perícias médicas para a concessão ou a renovação de aposentadorias por invalidez e auxílios doença e acidente.

Notícias Gerais, por Redação

Pontualidade de pagamento de empresas é recorde em 2012

A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas chegou a 95,4% em 2012, o melhor desempenho anual deste indicador desde o início da série histórica, em 2006, informou nesta terça-feira a Serasa Experian.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa fecha em alta, após maior variação em um mês

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou o pregão desta segunda-feira em alta, após registrar a maior variação em um mês na última quinta-feira,

Notícias Gerais, por Redação

Trabalhador jovem de baixa renda é o que mais pede dinheiro emprestado nos bancos

Os jovens trabalhadores de baixa renda, com baixa qualificação profissional e que atua tanto com carteira assinada como na informalidade são os que mais pedem crédito e compram produtos e serviços dos bancos, segundo uma pesquisa divulgada pela Serasa Experian nesta terça-feira (3).

Deixe seu Comentário:

=