Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/09/2011 às 15:24:03

Mantega descarta medidas para conter valorização do dólar

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou nesta quarta-feira (21) tomar medidas no âmbito do Ministério da Fazenda para conter a valorização do dólar ante o real.

"O câmbio esta apenas devolvendo o que valorizou antes", disse o ministro ao desembarcar na estação de trem em Washignton, onde vai participar dos encontros do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Mantega não quis fazer comentários sobre eventual venda de dólares pelo Banco Central. "Pergunte ao BC", disse. O ministro disse que a valorização do dólar reflete uma tendência mundial em que a moeda americana se valoriza ante outras divisas por conta do aumento do risco na Europa.

Mantega disse não temer efeitos da alta do dólar sobre a inflação no Brasil. Ele argumenta que, se houver o agravamento da crise mundial, de um lado o câmbio se desvaloriza, mas por outro cai os preços das commodities, aliviando pressões sobre índices de preços.


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Criação de novas fontes de receita desafia operadoras

As operadoras de telefonia precisam se desvincular de suas estratégias focadas fundamentalmente na retenção de clientes, que causaram um efeito de "comoditização" do valor dos minutos tarifados.

Notícias Gerais, por Redação

BC quer estimular acesso ao microcrédito e à previdência complementar

O governo quer discutir a regulamentação e o acesso da população a mais produtos financeiros como microcrédito, microsseguros e poupança por meio de previdência complementar.

Notícias Gerais, por Redação

BC vê inflação maior e com 45% de chance de estourar a meta

O Banco Central aumentou a previsão de inflação neste ano de 5,8% para 6,4% e avalia que há 45% de chance de que os preços fiquem acima do limite da meta fixada pelo governo.

Deixe seu Comentário:

=