Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/04/2012 às 16:38:35
Mantega: desaceleração do IPCA permitirá queda dos juros bancários
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (5) que o resultado de março do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) vai possibilitar a queda dos juros cobrados pelos bancos.
“Acho que a inflação menor abre a possibilidade de um estímulo econômico maior para a queda de juros do setor privado, dos bancos”, disse Mantega, citado pela Agência Brasil.
O IPCA, que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,21% no mês passado, desacelerando em relação ao resultado de fevereiro, de alta de 0,45%.
BB dá a largada
O comentário do ministro vem um dia depois que o Banco do Brasil (BBSA3) anunciou a redução da taxa de juros do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial para 3% ao mês. A medida vale para clientes que recebem salário pelo banco e aderirem a um pacote de serviços, cujo valor mensal varia entre R$ 18 e R$ 54.
A notícia foi recebida com pessimismo pelos analistas, uma vez que a medida pode prejudicar o desempenho do banco por meio da redução de spreads. Além disso, a opinião é de que a iniciativa do BB pode forçar as demais instituições a baixar suas taxas para evitar a perda de clientes.
Fonte: Infomoney