Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/05/2011 às 15:14:23

Maioria da população é contra publicidade dentro de escolas

Pesquisa realizada pelo Datafolha aponta que 56% da população é contra a publicidade de empresas dentro das escolas. O estudo foi encomendado pelo Instituto Alana, que desenvolve o projeto Criança e Consumo.

Dos cidadãos que têm filhos, 59% se opõem à propaganda, contra 49% dos que não são pais e que também não são a favor da publicidade. Na análise por renda, as classes C, D e E mostram os maiores índices de desaprovação da publicidade em escolas, de 60%.

O Projeto Criança e Consumo desenvolve ações no sentido de despertar a consciência crítica da sociedade brasileira a respeito das práticas de consumo de produtos e serviços por crianças e adolescentes.

Motivos
Entre os principais motivos apontados para a desaprovação está, em primeiro lugar, o fato de a escola não ser lugar de vender produtos, resposta de 33% dos 2.061 entrevistados. Para 23%, publicidade não tem nada a ver com educação.

Outros dois motivos que também justificam a desaprovação são que a criança pode ser levada a consumir produtos que não são bons para ela e que não estão preparadas para tomar decisões sobre quais produtos devem consumir.

Análise do resultado
De acordo com a advogada e coordenadora geral do Criança e Consumo, Isabella Henriques, os dados mostram que, em sua maioria, a população está preocupada com o bombardeio comercial presente no espaço educacional.

A advogada ainda esclarece que o motivo para a realização da pesquisa foi o aumento das denúncias de pais preocupados com ações de empresas em escolas. Vale lembrar que no País não há uma legislação que aborde o assunto, apenas propostas de regulamentação.

Em âmbito federal, o projeto de lei 87/2011 acrescenta a seguinte frase no artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor: “É proibida toda forma de publicidade de produtos e serviços dentro das escolas de educação básica”.

Fonte: web.infomoney.com.br | 24.05.11 


Seguro Educacional

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa opera em alta, aos 59 mil pontos

Às 10h27 (horário de Brasília), o índice paulista avançava 1,58%, aos 59.245 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Resultados corporativos favorecem ganhos nas bolsas

Após a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que sinalizou que ainda há espaço para um novo corte na taxa básica de juros, e os resultados favoráveis de balanços corporativos no cenário externo e doméstico, o Ibovespa opera com valorização.

Notícias Gerais, por Redação

FMI aprova mudanças nas regras de supervisão das economias

O FMI (Fundo Monetário Internacional) aprovou na quarta-feira (18) mudanças em suas regras de monitoramento das economias mundiais, tornando agora obrigatório ao FMI avaliar se as políticas de um país estão influenciando negativamente o sistema monetário internacional.

Notícias Gerais, por Redação

Procon dá dicas para evitar prejuízos ao consumidor idoso

Atualmente, há empresas que se aproveitam da falta de conhecimento do consumidor idoso parta induzi-lo a assinar contratos de financiamento e outros documentos que podem comprometer o orçamento mensal do idoso.

Notícias Gerais, por Redação

BC mantém previsão para o PIB e aposta em queda da inflação no 1º tri

O Banco Central manteve a sua previsão para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 3,5% neste ano e aponta para uma inflação pouco abaixo do centro da meta do governo, de 4,5% em 2012.

Notícias Gerais, por Redação

Corretoras mostram pessimismo e sugerem ações desvalorizadas

"Cenário tenebroso", "estragos" e "perdas generalizadas" são expressões constantes dos relatórios distribuídos pelas corretoras de valores com suas perspectivas para o mês de outubro.

Notícias Gerais, por Redação

Ações de Vale e Petrobras evitam queda maior da Bovespa

A Bolsa de Valores brasileira teve um dia relativamente mais "calmo" em relação as suas contrapartes estrangeiras. Enquanto o índice de ações local Ibovespa cedeu apenas 0,19% no encerramento dos negócios de hoje, as demais Bolsas tiveram desempenho muito pior.

Deixe seu Comentário:

=