Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/09/2013 às 11:55:48

Maiores bancos do país cobram juros de até 224% ao ano, diz BC; compare


Os juros cobrados pelos maiores bancos no país podem chegar a 224% ao ano, segundo levantamento feito pelo Banco Central com dados de setembro.

A Caixa Econômica Federal possui as menores taxas nas três categorias comparadas: crédito consignado, crédito pessoal e cheque especial.

 

Taxas de juros anuais nos maiores bancos (dados de setembro)

Banco Crédito consignado Cheque especial Crédito pessoal
Itaú Unibanco 34,8% 153,9% 63,9%
Bradesco 29,2% 149,5% 70,9%
Caixa Econômica 23,7% 61,63% 43,1%
Banco do Brasil 29% 63,2% 44,4%
Santander 29,2% 224% 60,6%
  • Fonte: Banco Central


As taxas de juros do cheque especial, cobradas quando o cliente entra no vermelho, costumam ser as mais altas entre os grandes bancos. Nessa categoria, o  Santander lidera, com juros de 224% ao ano (ou 10,29%).

No crédito pessoal, os cinco maiores bancos do país possuem taxas que variam de 43,1% a 70,9%, ao ano, com o Bradesco na liderança (70,9% ao ano ou 4,57%, ao mês).

No empréstimo consignado, modalidade considerada mais barata, as taxas de juros dos maiores bancos do país variam de 34,8% a 23,7% ao ano. Destaque negativo para o Itaú, que cobra 34,8% ao ano (ou 2,52% ao mês).
Taxas podem variar de cliente para cliente

As taxas informadas pelos bancos ao BC são prefixadas, ou seja, embutidas no valor das parcelas a serem pagas.

Os percentuais podem variar conforme a relação do cliente com o banco (quem aplica mais dinheiro recebe vantagens). Além disso, as diferentes agências de um mesmo banco podem ter políticas diversas.
Reclamações contra bancos

Pelo segundo mês consecutivo, o número de reclamações contra os bancos apresentou queda. De acordo com levantamento do Banco Central (BC), divulgada na segunda-feira (16), foram registradas 2.195 reclamações procedentes no mês de agosto, uma queda de 6% em comparação com as 2.335 reclamações procedentes apuradas em julho.

Pelo sétimo mês seguido, o Santander lidera o ranking de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes, seguido de Itaú Unibanco e Banco do Brasil.


Seguro Educacional

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Programa de Microcrédito terá juros reduzidos para 5%, diz Dilma

  Segundo a presidente, país tem quase 3 milhões de microempreendedores. R$ 4,6 bilhões já foram emprestados por meio do programa Crescer.

Notícias Gerais, por Redação

BNDES vê retomada do investimento neste segundo semestre

O vice-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), João Carlos Ferraz, crê numa recuperação mais firme dos investimentos agora no segundo semestre deste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Economia informal fatura 17,2% do PIB, apontam entidades

Composta pela informalidade e pelas as atividades ilegais, a "economia subterrânea" correspondeu a R$ 653,4 bilhões neste ano e abocanhou uma fatia de 17,2% do PIB (Produto Interno Bruto).

Notícias Gerais, por Redação

Bancos se blindam para lidar com crise

A Caixa Econômica Federal encerrou ontem a temporada de balanços dos grandes bancos brasileiros. Os resultados expuseram que os bancos brasileiros já se preparam para a nova rodada da crise econômica internacional, informa reportagem de Giuliana Vallone publicada na edição de quinta-feira da Folha.

Notícias Gerais, por Redação

Em sessão instável, Bovespa fecha com perdas de 0,25%

A retração da Bolsa brasileira foi moderada pelo bom desempenho dos papéis da Vale e da Petrobras (os ativos mais negociados no pregão), principalmente da mineradora, que viu suas ações preferenciais subirem 0,92% e as ordinárias, 0,88%.

Deixe seu Comentário:

=