Publicado por Redação em Dental - 03/05/2013 às 09:31:40

Livre sua escova de dentes de fungos e bactérias

A escova de dentes é a maior aliada da saúde bucal, mas também pode se tornar uma inimiga se não for conservada adequadamente. Isso porque o instrumento se torna o ambiente ideal para que bactérias, fungos e vírus proliferem. Para comprovar, a Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto fez um estudo fotografando a multiplicação desses organismos nas cerdas com um microscópio. 

"Temos cerca de 900 espécies de bactérias na boca, então não é difícil imaginar que, se eu vou fazer uma escovação, esses microorganismos podem ser transferidos para as cerdas da escova”, explica o professor Paulo Nelson Filho, da Faculdade de Odontologia USP. 
 
Protegendo a escova
O melhor meio de evitar a contaminação da escova é substituí-la regularmente – aproximadamente de três em três meses e escolher o melhor formato. “A escova ideal é aquela que dificulta a contaminação e proliferação de micro-organismos, ou seja, ela deve ter um design clean, limpo, uma forma simples, lisa, sem irregularidades e produzida com materiais não porosos”, diz o dentista Hugo Lewgoy,
 
Na hora de lavar a escova, é preciso usar bastante água corrente, sem passar o dedo nas cerdas, e retirar o excesso de água. O professor Paulo Nelson também recomenda borrifar antisséptico bucal – usado em bochechos – na cabeça da escova. 
 
Na hora de guardar
Ao contrário do que se pensa, guardar a escova dentro do armário não é o mais indicado, assim como gavetas, que são lugares quentes e úmidos. O ideal é optar por suportes abertos, em locais secos e ventilados. Os protetores de cabeça de plástico que acompanham algumas escovas também são recomendados apenas para levar a escova na bolsa ou em viagens. 
 
Segundo o professor, o lugar da escova é longe do vaso sanitário. “As escovas ficam geralmente no banheiro, que na maior parte das vezes é o ambiente mais contaminado da casa e, assim, fica suscetível a contaminação por essas bactérias”, diz o professor. 
 
Higiene bucal livre de bactérias
- Antes de escovar os dentes, lave as mãos com água e sabão.
- Em seguida, faça um bochecho com água para eliminar resíduos de alimentos e diminuir a chance da comida ficar presa entre as cerdas e sofrer uma decomposição posterior.
- Se houver restos de alimento presos entre os dentes, remova-os antes da escovação com o auxílio do fio dental e de escovas interdentais.
- Use sempre creme dental, que já elimina 25% dos micro-organismos.
- Lave a escova com água corrente e não use os dedos.
- Remova o excesso de água.
- Borrife antisséptico bucal na cabeça da escova
- Evite encostar uma escova na outra.
- Antes da próxima escovação, lave a escova e enxague em água corrente para a remoção dos resíduos do antisséptico e dos micro-organismos eliminados.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde bucal para homens

As mulheres se preocupam mais com a saúde, saúde bucal inclusive. Foi essa a conclusão de uma pesquisa do Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Segundo o estudo, que contou com 800 participantes, os homens deixam o cuidado com a boca em segundo plano.

Dental, por Redação

Saúde reforça atendimento odontológico aos indígenas

A entrega de uma Unidade Odontológica Móvel beneficiará 15 mil indígenas que moram nas aldeias da Paraíba. O veículo realizará até 350 atendimentos por mês

Dental, por Redação

Turma do Bem quer garantia de aplicação da lei da Saúde Bucal

A coordenação regional do Projeto Dentista do Bem garantiu junto aos candidatos a prefeito de Ponta Grossa, nas eleições de outubro, a assinatura de termo de compromisso para pôr em prática a lei do Kit de Saúde Bucal na farmácia básica.

Dental, por Redação

Dicas de higiêne bucal para pessoas com necessidades especiais

Se você tem problemas de destreza ou uma incapacidade física, pode ser difícil segurar sua escova ou fio dental. Isso pode ser resolvido usando uns poucos "recursos caseiros" ou dispositivos listados a seguir:

Dental, por Redação

Programa Geração Cárie Zero - Aluno Nota Dez é lançado em Fortaleza

A Associação Brasileira de Odontologia (ABO), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, deu início ao projeto "Geração Cárie Zero - Aluno Nota Dez".

Deixe seu Comentário:

=