Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 10/12/2024 às 13:30:06

Levantamento do Wellhub revela as tendências de bem-estar para 2025

O Wellhub, plataforma de bem-estar corporativo, acaba de anunciar seu novo Relatório de Tendências 2024, que destaca uma mudança na forma como os colaboradores priorizam o seu bem-estar: os programas tradicionais de bem-estar estão em evolução – a força de trabalho atual adota uma abordagem mais holística, com foco em nutrição, hábitos saudáveis e bem-estar emocional, além do bem-estar físico. 

Principais descobertas globais:

  • Treinos de força permanecem populares, mas a yoga está em ascensão: o treino de força é o gênero fitness mais popular, mas a yoga registrou um aumento de 7% em relação ao ano anterior, tornando-se a atividade que mais cresce na plataforma.
  • Nutrição e hábitos saudáveis são prioridades: Essas categorias tiveram um crescimento significativo, com nutrição aumentando 112% em relação ao ano anterior e hábitos saudáveis crescendo 71%.
  • “Hora do bem-estar” é o novo happy hour: Terça-feira, às 18h, é o horário de pico global para atividades de bem-estar, enquanto os domingos apresentaram os menores níveis de engajamento.
  • Bem-estar híbrido = colaboradores mais ativos: Colaboradores que utilizam soluções digitais para complementar a rotina de treinos presenciais são duas vezes mais engajados do que aqueles que usam apenas uma das modalidades.

Principais descobertas no Brasil:

  • Musculação no topo: A musculação continua sendo o treino preferido dos brasileiros, com horário de preferência para a prática às 18h.
  • Nutrição em alta: A categoria de nutrição está em pleno crescimento no Brasil e no mundo, destacando-se como a de maior expansão na plataforma no país.
  • Terça-feira como o maior dia de atividade: Em setembro, os brasileiros registraram o maior número de check-ins na plataforma, com uma média mensal de 10 por usuário. Terça-feira se destaca como o dia mais ativo, enquanto domingo é o dia preferido para descanso.

“Estamos testemunhando uma transformação na forma como os colaboradores cuidam de si, com um foco mais amplo que inclui nutrição, hábitos saudáveis e saúde mental, além da atividade física”, afirma Priscila Siqueira, líder do Wellhub no Brasil.

Tendências para 2025

Além de elencar os pontos de destaque de 2024 no que diz respeito às políticas de bem-estar, o estudo é base para especialistas do Wellhub elencarem as tendências que devem ganhar – ainda mais – força em 2025. São elas:

  • A volta dos treinos em casa: Com as políticas de retorno ao trabalho presencial em 2025, espera-se que os treinos em casa voltem a ganhar força. O uso de recursos online para cuidar da forma física está muito em alta (o uso de apps aumentou 130% em 2024) porque, com eles, os colaboradores têm a flexibilidade e o apoio de que precisam.
  • Treinar a qualquer hora e lugar será o novo normal: Com as linhas cada vez mais tênues entre os horários para o trabalho e para a vida pessoal, os colaboradores passam a buscar mais maneiras de incorporar o bem-estar às agendas apertadas. A tendência é que as pessoas queiram melhor integração entre a vida e o trabalho e comecem a fazer pausas de bem-estar para aumentar a produtividade e controlar o estresse.
  • A saúde será prioridade também para as empresas: Empresas como a Riachuelo, Banco do Brasil, SEBRAE, Toro Investimentos melhoraram os programas de bem-estar dos seus colaboradores em 2024. Espera-se que esta tendência siga forte ao passo em que a indústria prioriza programas para enfrentar a crise de burnout e melhorar a saúde dos colaboradores em 2025.

“Para as empresas, grande parte dos custos com saúde pode ser reduzida por meio dessa abordagem preventiva, que foca na promoção do bem-estar integral dos colaboradores antes que problemas sérios de saúde se manifestem. Ao adotar esse tipo de estratégia, as empresas conseguem não só diminuir gastos com tratamentos médicos, mas também melhorar o engajamento e a produtividade no ambiente de trabalho”, salienta Priscila.

Fonte: RH pra VOCÊ


Massificados

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Estudo mostra 25% de adolescentes com risco de doenças cardíacas

Um em cada quatro jovens que passaram pela primeira fase de testes do Estudo sobre Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), conduzidos pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Saúde Empresarial, por Redação

Justiça nega recurso e governo não pode destinar 25% dos leitos para planos

Por unanimidade de votos, a Segunda Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) negou nesta terça-feira (15), em caráter liminar, a destinação de 25% dos leitos de hospitais públicos para atendimento de pacientes particulares ou para beneficiários de planos de saúde.

Deixe seu Comentário:

=