Publicado por Redação em Dental - 13/06/2014 às 10:22:00

Jogadores de futebol têm menos chance de ter gengivite

Os benefícios da atividade física podem ir muito além de um corpo bonito. Segundo um estudo feito pelo Journal of Periodontology, pessoas com peso saudável e altos níveis de aptidão física mostraram menos incidência a doenças gengivais graves.

Para a realização desse estudo, foram analisados os índices de massa corpórea e a porcentagem de gordura do corpo dos participantes. Depois, os pesquisadores fizeram a comparação dos dados com os exames bucais de cada paciente.

Os resultados mostraram que aqueles que tinham o IMC mais baixo e mais habilidade com atividades físicas apresentaram menos chances de contrair inflamações na gengiva. “Uma vez que dieta e predisposição física são benéficas para a saúde geral, pode-se crer que estes fatores também ajudem a minimizar o risco de doenças gengivais”, diz o cirurgião-dentista Mario Groisman.

O estudo apontou, ainda, que outras doenças como diabetes e problemas cardíacos estão relacionadas aos cuidados com a boca. Portanto, levar uma vida saudável com a prática de esportes beneficia a saúde de uma forma geral e assim acaba por diminuir os problemas gengivais.

Cuidados com a gengivite
Uma alimentação incompleta – sem vitaminas e minerais necessários para o corpo – e uma higiene bucal falha também contribuem para a aparição da gengivite. “Problemas gengivais podem ser prevenidos com escovação, fio dental e visitas regulares ao dentista. A higienização organizada, sistemática e constante é um dos maiores fatores de prevenção à doença gengival”, diz Mário.

Fonte: www.terra.com.br


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Dental, por Redação

Busca por clareamento aumenta a cada ano

Para algumas pessoas ter boa aparência é ter um bom visual ou vestir-se bem. Para outras, é ter um sorriso mais branco. Segundo uma pesquisa, realizada em 2007 pela Academia Americana de Odontologia Cosmética, a busca pelo clareamento dentário parece aumentar a cada ano.

Dental, por Redação

Estudantes de odontologia criam novo método de regeneração óssea

No início de 2011, os estudantes da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR) Vinícius Lima e Gabriela Guerra iniciaram a pesquisa de um método de regeneração óssea a base de casca de ovo de galinha.

Dental, por Redação

Ministério vai avaliar atendimento odontológico no SUS

A partir deste ano, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) também passam a fazer parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ).

Dental, por Redação

Saiba quais são as vantagens da anestesia nos tratamentos odontológicos

Diversos estudos apontam que cerca de 50% da população tem algum grau de ansiedade para ir ao dentista. Barulhinho do motor e agulhas servem para o consultório estar entre o top 5 de lugares que não se quer estar. Para diminuir o mal-estar, é sempre bom saber que existem anestesias.

Dental, por Redação

Saúde libera R$ 7,4 milhões para produção de próteses dentárias

Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quinta-feira (1) no Diário Oficial da União libera R$ 7,4 milhões para a produção de próteses dentárias no País.

Dental, por Redação

Qualidade de Vida e Saúde Bucal

Muitas pessoas podem questionar: qual a relação da Odontologia com a Qualidade de Vida? A Qualidade de Vida está diretamente vinculada aos cuidados odontológicos.

Deixe seu Comentário:

=