Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/10/2011 às 12:48:57

Itália diz que América Latina é parte da solução para os problemas mundiais

O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, afirmou hoje que a "América Latina é parte da solução para os problemas do mundo", dando destaque para o Brasil.

"Hoje, a América Latina é parte da solução para os problemas do mundo, e não como no passado, que era parte do problema", disse o chanceler, durante a 5ª Conferência Itália-América Latina e Caribe, que começou hoje em Roma, na sede do Ministério italiano das Relações Exteriores.

"A Itália quer compartilhar sua experiência nas pequenas e médias empresas com a América Latina. Existem projetos, entre eles um muito charmoso dedicado ao Brasil, que apresentaremos hoje", explicou o ministro.

Frattini ressaltou que, no ano que vem, será organizada uma missão "com mais de cem empresas italianas e três ou quatro ministros, que consolidará as relações econômicas entre a Itália e o Brasil".

Segundo ele, no plano político, "países como Brasil, Argentina e México são atores imprescindíveis, não apenas enquanto membros do G20, mas devem ser levados em conta também nos fóruns internacionais".

Por sua vez, o ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou que a América Latina "está pronta para fazer a sua parte, mas é preciso que exista transparência e uma regulamentação do sistema financeiro internacional".

Ele comentou que, no Ocidente, há "riscos de endividamento e indícios de crises bancárias", enquanto a América Latina "cresce mais que a média".

Em referência à União Europeia, Mercadante acrescentou que é preciso "retomar" as negociações com o Mercosul.

Já o chanceler argentino, Héctor Timerman, afirmou que a América Latina pode se beneficiar com os conhecimentos provenientes da Itália em matéria de excelência manufatureira, qualidade e desenho.


Fonte: www1.folha.uol.com.br | 05.10.11
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Encontro entre Merkel e Hollande não terá tomada de decisões

O primeiro encontro entre a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente eleito da França, François Hollande, na próxima terça-feira será mais para que os dois líderes se conheçam e

Notícias Gerais, por Redação

FMI nega que esteja em negociação com Itália por dívida

O FMI negou nesta segunda-feira que tenha iniciado negociações com as autoridades da Itália sobre um suposto plano de ajuda ao país, mencionado no domingo pela imprensa italiana.

Notícias Gerais, por Redação

Estudo mostra benefícios de vacinação contra gripe em crianças

A proposta do governo americano de oferecer a vacina contra a gripe a crianças na fase pré-escolar resultou em uma grande redução das visitas aos prontos-socorros por crianças entre 2 e 4 anos, segundo um novo estudo.

Deixe seu Comentário:

=