Publicado por Redação em Mercado - 02/04/2024 às 16:16:56
IR 2024: Até que idade posso deduzir o plano de saúde do meu filho?
Pelas regras do Imposto de Renda, é possível declarar filho ou enteado como dependente até os 21 anos de idade. Esse prazo se estende até os 24 anos, caso ele ainda esteja cursando ensino superior ou escola técnica. Caso seu filho ou enteado seja incapacitado física ou mentalmente para o trabalho, ele pode ser seu dependente em qualquer idade.
Porém, se o seu filho completou 22 anos em 2023, você ainda pode colocá-lo como dependente no IR 2024. Da mesma forma, se o seu filho completou 25 anos em algum mês de 2023 e estava cursando faculdade ou curso técnico, ele ainda pode ser seu dependente na declaração deste ano. É possível declarar o filho como dependente, incluindo as informações de todo o ano, e não somente os gastos até o seu aniversário. Desta forma, você ainda poderá deduzir o plano de saúde dele integralmente na declaração deste ano.
Veja quais são as deduções permitidas por lei
Ao declarar filhos como dependentes, você pode aproveitar algumas despesas deles para reduzir o Imposto de Renda ou aumentar sua restituição. Para isso, você deve optar pelo modelo completo da declaração. Veja quais são as deduções permitidas:
- Dedução anual por dependente de R$ 2.275,08
- Despesas com educação de até R$ 3.561,50 por pessoa (contribuinte, dependente ou alimentando) no ano.
- Despesas médicas, sem limite de valor.
Como declarar o plano de saúde?
Se você paga o plano de saúde para seu filho, as despesas devem ser informadas na ficha "Pagamentos Efetuados", utilizando a opção "26 - Planos de Saúde no Brasil".
Informe o CNPJ e o nome da operadora, o valor pago e a parcela que foi reembolsada e não é dedutível.
Lembrando que para lançar o gasto o filho precisa estar como dependente na sua declaração.
Rendimentos do filho precisam ser informados
Não se esqueça que, ao declarar seu filho como dependente, você deve informar também os eventuais rendimentos recebidos por ele, como salário ou pensão alimentícia. A ausência dessa informação pode levar sua declaração para a malha fina.
Guarde todos os documentos utilizados no preenchimento da declaração de Imposto de Renda por pelo menos cinco anos.
Fonte: UOL
Mariana Rodrigues