Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/05/2012 às 17:11:30
Investimentos: quase um terço dos brasileiros espera retorno de até 25% este ano
Os brasileiros estão otimistas com as suas aplicações financeiras este ano. De acordo com a Pesquisa Global de Opinião dos Investidores de 2012, realizada pela Franklin Templeton, 30% dos entrevistados brasileiros acreditam que conseguirão um retorno de 15% a 25% na sua carteira de investimentos, enquanto 48% esperam um retorno entre 5% e 15% e somente 16% indicam retornos variando entre - 4% e 4%.
Ainda segundo o levantamento, em relação à perspectiva econômica do país nos próximos três anos, 22% dos brasileiros estão extremamente otimistas, 23% estão muito otimistas, 18% estão otimistas, 26% estão neutros e apenas 6% estão um pouco pessimistas.
Já as oportunidades internacionais não inspiram o mesmo entusiasmo entre os brasileiros, especialmente quando comparadas a 2011. Apenas 11% dos entrevistados acreditam que o mercado melhorou significativamente, 18% acreditam que melhorou e 37% acreditam que está no mesmo nível do ano passado. Quando perguntados se pudessem investir apenas em um lugar, 74% dos entrevistados afirmaram que escolheriam o Brasil.
“O bom desempenho da economia brasileira nos últimos anos explica o alto nível de otimismo dos brasileiros. Os altos retornos obtidos com investimentos em renda fixa explicam essas expectativas de alto retorno para o futuro”, afirmou o diretor e responsável pela Franklin Templeton Investments Brasil, Heitor de Souza Lima.
Mas o executivo ressaltou que os investidores precisam se lembrar de que o Brasil não necessariamente continuará a ter esse cenário favorável. “Diversificação, seja em termos geográficos ou classe de ativo, é a única ferramenta para se ter sucesso à luz de futuras incertezas. Uma porta de entrada interessante para mercados internacionais são os fundos multimercado que investem parte de seus ativos no exterior”, disse.
Pesquisa
A Pesquisa Pesquisa Global de Opinião dos Investidores de 2012 coletou respostas de 20.623 pessoas em 19 países: Brasil, Chile, México, Canadá e Estados Unidos nas Américas; Austrália, China, Japão, Hong Kong, Índia, Malásia, Coréia do Sul e Cingapura na região Ásia-Pacífico (APAC); e Bélgica, França, Alemanha, Itália, Polônia e Reino Unido na Europa.
A pesquisa foi desenvolvida em parceria com Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental da Duke University, e realizada on-line pela Qualtrics.
Fonte: Infomoney