Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/08/2012 às 10:58:54

Investimento, negócios e sustentabilidade combinam

Uma rápida pesquisa com a plateia mostrou como a sustentabilidade nos negócios é encarada pelas pessoas. A consultora e especialista em finanças sustentáveis Maria Eugenia Buosi questionou o público presente em um dos painéis do VI Fórum de Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada, promovido pela Fenaprevi nesta semana em São Paulo, sobre qual a função da empresa, se o valor é igual ao preço da ação, qual é a melhor forma de avaliar um ativo e se a sustentabilidade é compatível com a geração de valor a longo prazo. A boa notícia é que as respostas mostram que os conceitos de sustentabilidade nos negócios são compreendidos pelos executivos que assistiram à palestra.

A consultora ainda mostrou que a sustentabilidade é um risco, mas também pode ser encarada como oportunidade. É um risco porque a empresa pode ser prejudicada caso não respeite o tripé da sustentabilidade (aspectos econômicos, sociais e ambientais). Como exemplos, Maria Eugenia citou casos de empresas que tiveram problemas de imagem devido a seus fornecedores, como a Zara, que comprava peças de uma confecção que utilizava mão-de-obra escrava; ou o caso da Arezzo, que criou uma coleção com pele animal e recebeu milhares de protestos nas redes sociais e viu sua ações caírem.

Por outro lado, a oportunidade pode ser aproveitada quando a empresa utiliza os conceitos de sustentabilidade no desenvolvimento de produtos. A Braskem foi o exemplo da vez, com seu polietileno “verde”. “Algumas empresas quiseram investir na planta da Braskem para garantir sua produção do plástico verde”, citou a especialista.

No mercado internacional, o investimento responsável está crescendo. Nos Estados Unidos, 12% dos investimentos seguem conceitos verdes e crescem acima dos mercados de investimento tradicionais. Na Europa, todos os ativos crescem mais ou caem menos em volume do que seus correspondentes no mercado tradicional. “Os títulos crescem 33% contra queda de 5% no mercado tradicional, segundo dados até 2009”, comentou.

De acordo com Maria Eugenia, os principais investidores desse mercado são instituições. “Fundos de pensão públicos, seguradoras e empresas relacionadas à educação. É diretamente relacionado ao mercado de seguros no exterior“, relatou.

Segundo ela, a sustentabilidade ainda é encarada como custo, mas as empresas começam a perceber que é também um diferencial da empresa. “Quando a empresa adota os conceitos de sustentabilidade, a imagem melhora, há retenção de clientes, atraem mais talentos, aumenta a produtividade e a eficiência, além do acesso a capitais”, apontou. Porém, adotar os conceitos de sustentabilidade não significa perda de valor ou filantropia. É preciso dissociar-se destes aspectos. “Se tirar o lado econômico da pirâmide, o que estamos falando não encaixará”, completou.

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

MetLife é finalista no Top of Mind de RH

A MetLife, seguradora global com soluções em vida, previdência privada e planos odontológicos, é uma das cinco indicadas na categoria Assistência Odontológica da 16ª edição do prêmio Top of Mind Estadão de RH.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação da terceira idade avança 5,82% em 2012, mostra FGV

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a inflação para a população acima de 60 anos, registrou variação de 1,59% no quarto trimestre de 2012, fechando o ano em 5,82%, de acordo com levantamento da Fundação Getulio Vargas divulgado nesta segunda-feira (14).

Notícias Gerais, por Redação

Cerca de 80 milhões de pessoas devem receber décimo terceiro salário

Cerca de 80 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com o décimo terceiro salário este ano. De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), quase R$ 131 bilhões*

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem duas cidades entre as melhores para desfrutar da aposentadoria

As cidades de Fortaleza, no estado do Ceará; e de João Pessoa, na Paraíba, foram listadas entre os melhores lugares para desfrutar da aposentadoria pela organização International Living, responsável pelo ranking anual dos melhores lugares para se viver depois de se aposentar.

Deixe seu Comentário:

=