Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/08/2012 às 10:58:54

Investimento, negócios e sustentabilidade combinam

Uma rápida pesquisa com a plateia mostrou como a sustentabilidade nos negócios é encarada pelas pessoas. A consultora e especialista em finanças sustentáveis Maria Eugenia Buosi questionou o público presente em um dos painéis do VI Fórum de Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada, promovido pela Fenaprevi nesta semana em São Paulo, sobre qual a função da empresa, se o valor é igual ao preço da ação, qual é a melhor forma de avaliar um ativo e se a sustentabilidade é compatível com a geração de valor a longo prazo. A boa notícia é que as respostas mostram que os conceitos de sustentabilidade nos negócios são compreendidos pelos executivos que assistiram à palestra.

A consultora ainda mostrou que a sustentabilidade é um risco, mas também pode ser encarada como oportunidade. É um risco porque a empresa pode ser prejudicada caso não respeite o tripé da sustentabilidade (aspectos econômicos, sociais e ambientais). Como exemplos, Maria Eugenia citou casos de empresas que tiveram problemas de imagem devido a seus fornecedores, como a Zara, que comprava peças de uma confecção que utilizava mão-de-obra escrava; ou o caso da Arezzo, que criou uma coleção com pele animal e recebeu milhares de protestos nas redes sociais e viu sua ações caírem.

Por outro lado, a oportunidade pode ser aproveitada quando a empresa utiliza os conceitos de sustentabilidade no desenvolvimento de produtos. A Braskem foi o exemplo da vez, com seu polietileno “verde”. “Algumas empresas quiseram investir na planta da Braskem para garantir sua produção do plástico verde”, citou a especialista.

No mercado internacional, o investimento responsável está crescendo. Nos Estados Unidos, 12% dos investimentos seguem conceitos verdes e crescem acima dos mercados de investimento tradicionais. Na Europa, todos os ativos crescem mais ou caem menos em volume do que seus correspondentes no mercado tradicional. “Os títulos crescem 33% contra queda de 5% no mercado tradicional, segundo dados até 2009”, comentou.

De acordo com Maria Eugenia, os principais investidores desse mercado são instituições. “Fundos de pensão públicos, seguradoras e empresas relacionadas à educação. É diretamente relacionado ao mercado de seguros no exterior“, relatou.

Segundo ela, a sustentabilidade ainda é encarada como custo, mas as empresas começam a perceber que é também um diferencial da empresa. “Quando a empresa adota os conceitos de sustentabilidade, a imagem melhora, há retenção de clientes, atraem mais talentos, aumenta a produtividade e a eficiência, além do acesso a capitais”, apontou. Porém, adotar os conceitos de sustentabilidade não significa perda de valor ou filantropia. É preciso dissociar-se destes aspectos. “Se tirar o lado econômico da pirâmide, o que estamos falando não encaixará”, completou.

Fonte: cqcs


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dilma defende reforma em organismos internacionais como FMI e ONU

A presidente Dilma Rousseff voltou a defender nesta segunda-feira a necessidade de uma reforma na governança mundial, incluindo organismos como o Fundo Monetário Internacional,

Notícias Gerais, por Redação

Confira 8 dicas para usar o e-mail de maneira mais eficiente

Para evitar perder tempo com e-mails sem propósito é preciso colocar em prática algumas regras simples

Notícias Gerais, por Redação

O maior da história: Receita Federal solta dados sobre o 1º lote de restituições

A Receita Federal confirmou que 1,8 milhões de contribuintes terão acesso ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2012, o maior da história.

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do consumidor de maior renda é a que mais cresce em abril

Os consumidores brasileiros de todos os níveis de renda ficaram mais confiantes neste mês. Pelo Índice de Confiança do Consumidor medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas)

Notícias Gerais, por Redação

América Latina puxa aumento no número de turistas no Brasil

Os países da América Latina sustentam o aumento do número de desembarque de turistas estrangeiros no Brasil, informa a coluna Mônica Bergamo na Folha.

Notícias Gerais, por Admin

Empreendedor do ano 2010

Edson Bueno, nascido em uma família pobre no interior paulista, o médico fundador da Amil tornou-se o líder no mercado brasileiro de saúde ao comprar a concorrente Medial Saúde e ao tornar-se o maior acionista individual da Diagnósticos da América...

Deixe seu Comentário:

=