Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/04/2011 às 10:09:50

Instituto de resseguros será privatizado

O governo decidiu privatizar o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil Re), a maior resseguradora da América Latina. A transformação do IRB em empresa privada deve ocorrer por meio de aumento de capital dos atuais sócios privados, diluindo a participação do governo no IRB e o tornando sócio minoritário.

O Banco do Brasil passará a ser o maior acionista individual do IRB, por meio da transferência das ações da União para a instituição.

O BB e a União devem ficar com 49,9% das ações, informou o presidente do IRB, Leonardo Paixão.

Resolução do Conselho Nacional de Desestatização (CND), publicada na sextafeira no Diário Oficial da União, estabeleceu que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será o gestor do processo. O banco realizará licitação para selecionar e contratar serviços de avaliação econômicofinanceira e patrimonial, de assessoria jurídica e de auditoria do processo de desestatização.

A privatização do IRBBrasil já foi discutida no final dos anos 90, mas o processo foi suspenso em julho de 2000. Paixão disse que o atual modelo de desestatização é totalmente diferente.

Ele lembrou que o modelo de privatização previsto nos anos 90 era o de venda da resseguradora para quem pagasse o melhor preço. "A reestruturação societária que será promovida visa a fortalecer a empresa, colocando o Banco do Brasil no quadro de acionistas", afirmou.

AÇÕES. Hoje a União tem 50% das ações e o restante está nas mãos de instituições privadas. "Não há o objetivo de fazer caixa. Esse novo desenho jurídico dá liberdade ao IRB de atuação como qualquer outra seguradora, sem as amarras de uma estatal".

Paixão lembrou que houve a quebra do monopólio do setor de ressegurados há três anos e que o IRB disputa mercado hoje com mais de 100 concorrentes. "O IRB precisa de mais agilidade para competir em pé de igualdade", argumentou. Um acordo de acionista irá estabelecer as regras para gerir o IRB após a privatização.

O resseguro é uma prática feita em todo o mundo, como forma de mitigar o risco dos seguros, preservar a estabilidade das companhias seguradoras e garantir a liquidação do sinistro ao segurado. Como o nome sugere, resseguro é o seguro do seguro. Quando uma companhia assume um contrato de seguro superior à sua capacidade financeira, ela necessita repassar esse risco, ou parte dele, a uma resseguradora.

Fonte: www.cqcs.com.br | 12.04.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Em semana de Copom, mercado aposta em manutenção da Selic

Na semana em que o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para definir a nova taxa básica de juros da economia brasileira, o mercado segue apostando que o colegiado vai manter a Selic no atual patamar de 7,25% ao ano, o menor nível da história do País.

Notícias Gerais, por Redação

MetLife implementa inovações focadas nas pequenas e médias empresas

A MetLife, líder mundial em seguro de vida, está hoje entre os três maiores grupos que mais vendem soluções para empresas com mais de mil funcionários.

Notícias Gerais, por Redação

Conta de luz deve ter redução média de 2,4% em 2012

A conta de luz dos consumidores terá uma redução média de 2,4% a partir de 2012, depois de as 63 distribuidoras do país passarem pela terceira revisão de suas tarifas.

Notícias Gerais, por Redação

Programa nos EUA consegue detectar dor de pacientes

Um grupo de pesquisadores da Universidade Stanford, na Califórnia, desenvolveu um programa de computador que avalia informações geradas pelo cérebro e detecta quando as pessoas sentem dor.

Notícias Gerais, por Redação

Ministério Público vai investigar médicos do HC de Botucatu (SP)

O Ministério Público Estadual de São Paulo vai instaurar inquérito civil para apurar acusações de que médicos do Hospital das Clínicas de Botucatu (238 km de São Paulo) estariam descumprindo sua carga horária.

Deixe seu Comentário:

=