Publicado por Redação em Previdência Corporate - 26/03/2012 às 11:44:16

INSS inicia pagamentos de benefícios de até um mínimo nesta segunda-feira

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta segunda-feira (26) os benefícios de quem ganha até um salário mínimo.

Os primeiros a receber são os segurados com cartão de pagamento com final 1. Na próxima terça-feira (27) recebem os segurados com cartão final 2 e assim sucessivamente.

Calendário
O pagamento de quem ganha acima de um salário mínimo começa no próximo dia 2 de abril, quando recebem os segurados com cartão de pagamento final 1 e 6.

Ao todo, até o dia 9 do próximo mês, mais de 29 milhões de benefícios serão depositados aos aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS.

Veja abaixo o calendário detalhado para os pagamentos dos benefícios:

Acima de 1 salário mínimo
Final do Benefício Data do Pagamento
1 e 6 02/04
2 e 7 03/04
3 e 8 04/04
4 e 9 05/04
5 e 0 09/04
Até 1 salário mínimo
Final do Benefício Data do Pagamento
1 26/03
2 27/03
3 28/03
4 29/03
5 30/03
6 02/04
7 03/04
8 04/04

9

05/04
0 09/04

Cuidados especiais
Na época do pagamento dos benefícios, aposentados e pensionistas devem tomar cuidados especiais. Para aqueles que pensam que os golpes só acontecem quando estão na fila dos bancos, é preciso mais atenção.

Isso porque os golpistas já utilizam telefonemas e até visitas às casas dos beneficiários para conseguir o dinheiro. Para que as pessoas não caiam em armadilhas, o INSS dá algumas orientações.

Cartão
O cartão da aposentadoria é a garantia de que o aposentado ou pensionista receberá o benefício. Por isso, o cuidado com o plástico deve ser extremo e a senha deve ser a mais segura e menos óbvia possível, para que você não a esqueça e ninguém consiga decifrá-la.

Caso ocorra a perda ou o roubo do cartão, avise imediatamente o INSS, o banco responsável e a polícia. Lembre-se também de solicitar seu cancelamento imediato.

Terceiros
Como existem segurados que não têm condições de ir à agência bancária para sacar o dinheiro, o mais indicado é escolher apenas uma pessoa de extrema confiança.

Para não correr o risco de cair em golpes, nunca aceite ajuda ou oferta de vantagem de terceiros, mesmo que estas pareçam atrativas. Caso tenha dúvidas, vá até uma agência do INSS.

Abordagem
Muito cuidado! Algumas pessoas se passam por servidores do INSS e oferecem ajuda para requerer um benefício ou conseguir reajuste. Por isso, é preciso estar atento ao ser abordado por qualquer pessoa, até mesmo para uma conversa.

Como alguns golpes acontecem nas filas dos bancos e agências do INSS, o beneficiário deve evitar conversar com estranhos e ir sozinho sacar o dinheiro. Caso seja abordado por alguém em sua casa ou nas agências, denuncie.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência concede 57% dos pedidos

Nos primeiros sete meses deste ano, aumentou o percentual de concessões de auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Grande ABC.

Previdência Corporate, por Redação

IR de Ações é calculado com base no ganho líquido

Como calcular e pagar o Imposto de Renda (IR) nos ganhos com ações é uma das dúvidas mais comuns entre os pequenos investidores. Há cobrança de IR sempre que o volume de ações vendido no mês ultrapassa R$ 20 mil - e o pagamento do imposto deve ser mensal.

Previdência Corporate, por Redação

Começa prazo para declarar o IR 2013; veja como fazer

Nesta sexta-feira (1), a partir das 8h, começa o período da entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2013.

Previdência Corporate, por Redação

Bahia: no dia das crianças, inss investe em futuros cidadãos

De Salvador (BA) A sexta-feira 12 de outubro é feriado nacional no Brasil. O País de maioria católica comemora o dia dedicado à padroeira, Nossa Senhora Aparecida.

Previdência Corporate, por Redação

Troca de aposentadoria pode ser decidida logo

Com o fim do recesso no STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 1º de fevereiro, deve ser retomada a votação sobre a troca da aposentadoria, também conhecida como desaposentação.

Previdência Corporate, por Redação

Brasileiro planeja pouco a aposentadoria

Metade da população admite despreparo financeiro para o período após o trabalho, segundo pesquisa do HSBC

Deixe seu Comentário:

=