Publicado por Redação em Previdência Corporate - 06/05/2013 às 16:49:06
INSS enviará carta com novo informe do IR para segurados
Os segurados que receberam atrasados no posto do INSS em 2012 e solicitaram na agência um informe de rendimentos corrigido receberão uma carta com o novo documento.
Segundo o INSS, não há prazo para a entrega. O extrato corrigido deve informar separadamente os valores pagos e os descontos do IR sobre a grana do benefício e dos atrasados. Também
deve trazer a quantidade de meses dos atrasados.
Se, ao receber a carta, o segurado verificar que os dados são diferentes dos que informou em sua declaração do IR, deverá enviar uma declaração retificadora para evitar amalha fina.
Ao declarar os valores dos atrasados na ficha "Rendimentos Recebidos Acumuladamente", na opção "Exclusiva na Fonte", o contribuinte pode receber de volta o imposto que foi descontado a mais. A regra da Receita diz que o imposto deve ser calculado considerando a quantidade de meses a que os atrasados se referem.
Com isso, muitos acabam ficando livres da mordida do Leão. Porém, o INSS aplicou o desconto de forma incorreta para os atrasados pagos no posto em 2012. Com isso, a chance de recuperar essa grana é na restituição do IR.
Para ter o informe do IR corrigido, o segurado deve fazer a solicitação no posto do INSS. Também deve pedir, por escrito, que o instituto corrija os dados que enviou à Receita Federal, na chamada Dirf.
Fonte: Folha
Posts relacionados
A escolha da previdência como presente para as crianças
A previdência complementar é uma das formas de investimento em que os pais encontram alento para a inquietação de garantir um bom futuro para os filhos,
Lei de acesso: sic da previdência é o segundo mais procurado dentro do governo federal
Da Redação (Brasília) No próximo dia 16 de setembro, o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) da Previdência Social (MPS, INSS e Previc) completa quatro meses em funcionamento.
Previdência pode facilitar o seu futuro
Com o fim da vida profissional não é difícil encontrar pessoas preocupadas por não terem conseguido guardar dinheiro suficiente para compor sua renda mensal depois que se aposentaram.