Publicado por Redação em Previdência Corporate - 04/06/2013 às 15:58:03

INSS define regras para aposentadoria

As novas regras serão definidas até novembro quando a lei dos deficientes entrará em vigor

O INSS já definiu algumas regras para a aposentadoria de deficientes físicos, que serão contemplados pela nova lei sancionada na semana passada pela presidente Dilma Rousseff.
 
Segundo a Previdência Social, o benefício especial não vai ter incidência do fator previdenciário e será extensivo também a quem se tornou deficiente após tornar-se segurado do INSS.
 
No caso, quem não nasceu com deficiência e ficou com sequelas após acidente ou doença profissional, terá direito ao benefício especial sem o desconto do fator. Para quem adquiriu deficiência, o tempo de contribuição exigido será proporcional ao tempo em que se encontra nestas condições.
 
Serão usados índices para converter trabalho comum em tempo especial de deficiência.
 
Além da aposentadoria especial, que dependendo do grau da deficiência poderá ser de 20 anos para mulheres e 25 anos para homens, esses segurados também terão direito a aposentadoria sem o desconto do fator previdenciário.
 
O fator é hoje um dos vilões das aposentadorias, pois leva em conta a idade, o tempo de contribuição do segurado e a expectativa de vida da população calculada anualmente pelo IBGE. Ele reduz o valor de benefícios, e no caso das aposentadorias de deficientes só será aplicado se for positivo, ou seja: se aumentar o valor da aposentadoria.
 
No caso de quem adquiriu uma deficiência, o tempo de contribuição será proporcional ao período em que o segurado foi deficiente. O próprio INSS vai definir os índices que serão usados para converter o trabalho comum em tempo especial.
 
Fonte: www.diariodolitoral.com.br

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Déficit da Previdência em novembro chega a R$ 5,3 bilhões

O Regime Geral da Previdência Social (RGPS) registrou déficit de 5,3 bilhões em novembro – valor 89% superior ao registrado em outubro deste ano.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência social amplia atendimento com inauguração de agência em são gabriel da palha/es

A Agência da Previdência Social  em São Gabriel da Palha será inaugurada, nesta quinta (6), às 14 h. A unidade faz parte do Plano de Expansão de Atendimento do Ministério da Previdência, o PEX, e vai beneficiar mais de 9 mil segurados de São Gabriel e das cidades vizinhas de São Domingos do Norte e Vila Valério.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada para os filhos já sai por R$ 30 ao mês

Com a estabilização da economia, cada vez mais brasileiros planejam uma poupança a longo prazo para arcar com os estudos ou garantir renda complementar para os filhos.

Previdência Corporate, por Redação

Revisão pode atingir 600 mil benefícios do INSS

A Justiça concedeu liminar garantindo a revisão a auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e pensões concedidas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entre 29 de novembro de 1999 e agosto de 2009.

Deixe seu Comentário:

=