Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/07/2011 às 11:25:34

INPC marca desaceleração da inflação ao apontar variação de 0,22% em junho

SÃO PAULO - Apontando queda da inflação, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) marcou taxa de 0,22% em junho, variação 0,35 ponto percentual menor do que a apurada no mês anterior. No mesmo período do ano passado, o índice havia registrado deflação de 0,11%.
 
Desta forma, o acumulado no primeiro semestre deste ano foi de 3,70%, taxa 0,32 ponto percentual acima da acumulada no período correspondente do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice apresenta taxa de 6,80%, também acima dos 6,44% vistos nos 12 meses imediatamente anteriores.
 
Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (7) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), junto do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que por sua vez mostrou inflação de 0,15% no mês passado.
 
Curitiba tem maior alta
O maior avanço nos índices regionais no mês passado foi registrado em Goiânia, com taxa de 0,60%, enquanto o menor foi apurado em Brasília, onde o índice marcou taxa de deflação de 0,08%.
 
Entenda o Índice Nacional de Preços ao Consumidor
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é calculado desde 1979 pelo IBGE em nove regiões metropolitanas do Brasil, além dos municípios de Goiânia e Brasília.
 
Sua diferença em relação ao IPCA, também medido pelo IBGE, é que o INPC leva em conta apenas às famílias com rendimento entre 1 e 8 salários mínimos, enquanto o IPCA considera um intervalo entre 1 e 40 salários mínimos.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 07.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Segurados do INSS que recebem acima do piso têm até terça para sacar o benefício

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima do piso previdenciário - um salário mínimo ou R$ 678

Notícias Gerais, por Redação

Veja as expectativas e temores dos economistas para 2013

A economia mundial deve andar em ritmo lento, mas com uma possível melhora no segundo semestre; o país deve crescer pouco neste ano, às voltas com uma inflação relativamente alta, mas com muito poucas chances de um novo aumento dos juros básicos (o antídoto do governo contra reajuste dos preços).

Notícias Gerais, por Redação

Justiça manda Receita e Anvisa operarem com escala mínima em SC

A Justiça Federal em Santa Catarina determinou que Receita Federal e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) operem com pelo menos 30% de servidores nos portos de Itajaí e Navegantes e concluam em até oito dias os despachos de importação e exportação de mercadorias.

Deixe seu Comentário:

=