Publicado por Redação em Dental - 01/04/2011 às 13:02:56

Inimigos em ação

As bactérias da gengiva entram na circulação sangüínea e fazem muitos estragos.

Doenças cardiovasculares e derrame
São duas vezes mais comuns em pessoas com problemas gengivais, que podem ter as válvulas cardíacas inflamadas pelas bactérias.

Partos complicados
Grávidas com doenças periodontais têm uma probabilidade sete vezes maior de ter bebês com baixo peso.

Diabete
As substâncias resultantes das inflamações destroem células pancreáticas, reduzindo a produção de insulina.

Doenças respiratórias
Rinite, sinusite, pneumonia, enfisema, abscessos e doença pulmonar obstrutiva crônica podem ser causados ou agravados por essas bactérias da boca.

75% da população maior de 25 anos de idade apresenta doenças nos tecidos de sustentação dos dentes

Cuide da sua gengiva
Setenta e cinco por cento da população adulta tem algum tipo de doença periodontal. Pode ser uma gengivite, que ataca só a gengiva, uma periodontite crônica, em que até o tecido ósseo é afetado, ou mesmo manifestações mais sérias que resultam de doenças sistêmicas, como o diabete. Se a coísa se agravar, você acabará perdendo um ou mais dentes.

Na maioria dos casos, não há nenhuma dor para disparar o alarme. E é aí que mora o perigo. Os pacientes deixam para procurar ajuda apenas quando o problema piora demais. Uma grande preocupação dos especialistas é a relação da doença periodontal com outros males até mesmo os cardíacos.

"Muitas .infecções surgem ou se agravam quando a gengiva não é tratada".

Fonte: odontologika.uol.com.br | 01.04.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Afinal de contas, como a odontologia está evoluíndo?

Procedimentos que antigamente eram realizados de forma mais agressiva, hoje estão sendo substituídos por técnicas modernas, com resultados muito melhores, além de pós-operatórios e recuperações mais rápidas e confortáveis.

Dental, por Redação

Limpeza dental ajuda a reduzir risco de infarto,diz estudo

Limpar os dentes regularmente não só garante um sorriso brilhante, mas também ajuda a reduzir os riscos de infarto e acidente vascular cerebral, revelou estudo publicado durante encontro da American Heart Association em Orlando, Flórida (sudeste).

Dental, por Redação

CFO define normas para uso de Toxina Botulínica na Odontologia

O Conselho Federal de Odontologia publicou no Diário Oficial da União a resolução nº CFO-112/011 que proíbe o uso da Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico por Cirurgiões-Dentistas.

Deixe seu Comentário:

=