Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/01/2014 às 11:34:39

Inflação em São Paulo encerra 2013 com alta de 3,88%, ante 5,10% em 2012

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo fechou dezembro com alta de 0,65% e encerrou 2013 com avanço acumulado de 3,88%, abaixo da variação registrada em 2012, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta segunda-feira (6).

Em 2012, a inflação em São Paulo medida pela IPC da Fipe havia atingido 5,10%. Na comparação mensal, o indicador mostrou aceleração em dezembro, uma vez que havia subido 0,46% em novembro.

No mês passado, o grupo Habitação registrou alta de 0,56%, após avanço de 0,44% em novembro, marcando o maior peso sobre a variação do índice no mês de dezembro, com impacto de 0,1730 ponto percentual.

Outro destaque no mês foi o grupo Alimentação, que teve a maior alta percentual, de 0,65%, e impacto de 0,1489 ponto percentual.

Segundo o Relatório Trimestral de Inflação, o Banco Central vê a alta do IPCA, índice oficial da inflação brasileira, em 5,8% em 2013 e em 5,6% em 2014.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os dados do IPCA de dezembro e do acumulado do ano passado na sexta-feira.

A próxima divulgação do IPC-Fipe, referente à primeira quadrissemana de janeiro, será também na sexta-feira.

O IPC-Fipe mede as variações quadrissemanais dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos.

Fonte: Reuters (Por Camila Moreira)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pedidos de falência crescem 15,5% em setembro, aponta Serasa Experian

O número de pedidos de falência aumentou 15,5% no país em setembro.

Notícias Gerais, por Redação

Nota fiscal vai ter que mostrar peso dos tributos a partir de junho de 2013

A partir de junho de 2013, o consumidor será informado sobre o peso de impostos embutido no preço final de cada produto e serviço comprado no Brasil.

Notícias Gerais, por Redação

Governo lança sistema para medir economia criativa no País

A Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC) lança no dia 1º de junho o Observatório Brasileiro da Economia Criativa (Obec), que vai coordenar a implantação de unidades como essa em todos os Estados.

Notícias Gerais, por Redação

Crédito deve mostrar expansão em 2012, embora em ritmo mais lento

A carteira de crédito no Brasil deve continuar mostrando crescimento, mas em um ritmo mais lento neste ano, revelou a Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas do Mercado, conduzida junto a 31 analistas e realizada entre 26 a 30 de abril.

Notícias Gerais, por Redação

Ainda não comprou o presente de Natal? Saiba como fazer uma boa compra

No Natal é sempre bacana dar e receber presentes. Mas é preciso ter alguns cuidados para não passar por perrengues na hora da troca. Preparamos algumas dicas para o consumidor fazer boas compras desde enfeites até eletrodomésticos.

Deixe seu Comentário:

=