Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/01/2012 às 10:48:45

Inflação do consumidor nas capitais de 2011 fica em 6,3% e supera marca de 2010

A inflação do consumidor nas capitais brasileiras, medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal), encerrou 2011 em 6,36%, patamar maior que o registrado em 2010, quando a elevação dos preços ficou em 6,24%. Os dados foram divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta segunda-feira (2).

O IPC considera a variação dos preços em sete capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília. O indicador de inflação da FGV não é o oficial do governo, que usa o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O aumento dos preços acima de 6,3% em 2011 se deve, sobretudo, à elevação dos valores de roupas, sapatos, educação, leitura, recreação e do deslocamento nas grandes cidades. A inflação desses três grupos – vestuário; educação, leitura e recreação; e transportes – superou 7,2% e ficou acima da média brasileira.

Os gastos com alimentação, saúde, habitação e despesas diversas também tiveram reajustes consideráveis em 2011, todos com aumentos de cerca de 6%, mas ficaram abaixo da média nacional.

Na última semana de dezembro, a elevação dos preços em geral ficou em 0,79%, motivada, sobretudo, pela alta da comida. A alimentação ficou 1,65% mais pesada no bolso do consumidor no período, com destaque para as hortaliças e legumes, aves e ovos e arroz e feijão – prato tradicional do brasileiro, que subiu 3,75% em apenas uma semana.

A comida não foi o único grupo a registrar alta na última semana do mês passado. Tudo ficou mais caro em dezembro: vestuário, moradia, saúde, educação, transportes e despesas diversas. Este último grupo teve o aumento mais modesto, de apenas 0,11%.

Fonte:noticias.r7.com|02.01.12


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Conselho Federal de Medicina libera uso de composto da maconha

Neurologistas, neurocirurgiões e psiquiatras poderão prescrever canabidiol. Nova regra veda a prescrição da cannabis in natura para uso medicinal.

Notícias Gerais, por Redação

ONU chega a local de suposto ataque químico na Síria, dizem ativistas

Comboio foi atingido por disparos no caminho, mas ninguém ficou ferido. Grupo atravessou bloqueio de rua mantido pela inteligência síria.

Notícias Gerais, por Redação

Receita libera hoje o programa do Imposto de Renda

A Receita Federal deve liberar o programa de computador para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda às 8h desta sexta-feira, na página da Receita Federal na internet.

Notícias Gerais, por Redação

Crise europeia engaveta fusões e aquisições de empresa no Brasil

O agravamento da crise na Europa, além dos primeiros sinais de desaquecimento da economia brasileira, "engavetou" boa parte das operações de fusão e aquisição envolvendo empresas no Brasil.

Notícias Gerais, por Redação

Pacientes com câncer cobram da Anvisa registro de medicamento

Lenalidomida é indicada para os pacientes que já não respondem aos remédios usuais ou abandonam o tratamento por causa dos efeitos colaterais provocados pela talidomida

Deixe seu Comentário:

=