Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/09/2012 às 16:29:14

Indústria deve registrar retomada apenas moderada nos investimentos

A indústria de transformação deve registrar uma retomada apenas moderada nos investimentos neste ano e em 2013, de acordo com Aloísio Campelo, coordenador de sondagens conjunturais da FGV. Sua avaliação tem como base a Sondagem Trimestral de Investimentos, divulgada hoje pela instituição. A pesquisa mostrou que, embora o percentual das empresas que preveem investir menos nos próximos 12 meses tenha caído em relação aos investimentos feitos nos 12 meses anteriores (de 21% para 14%), a parcela daquelas que vão investir mais cedeu de 35% para 33%.

A queda na parcela das empresas que vão investir menos é positiva, disse. "Pode ser um ponto de virada", mas ponderou: "Não vemos uma retomada expressiva de crescimento. A expectativa é de uma expansão bastante moderada para o próximo ano", explicou.

A pesquisadora do Centro de Economia Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV), Silvia Matos, lembrou que as recentes medidas do governo federal para estimular o investimento privado - como o pacote de concessões de infraestrutura e de redução das tarifas de energia - devem trazer efeitos positivos para a economia brasileira, mas o impacto nos investimentos deve ser sentido apenas no médio e longo prazo.

A FGV estima que a formação bruta de capital fixo (FBCF) caiu cerca de 1% no terceiro trimestre deste ano, em relação aos três meses anteriores, quando cedeu 0,7%. "Esperávamos uma melhora do investimento no período", ponderou Silvia, durante a apresentação da sondagem. A melhora, segundo ela, não ocorreu principalmente porque os investidores ainda estão reticentes em relação à recuperação da economia internacional. Além disso, a greve na Receita Federal atrapalhou a importação de algumas máquinas e equipamentos no período.

Mas a pesquisadora acredita que quarto trimestre deverá apresentar uma reversão do indicador e a FBCF deverá ter resultado positivo. Mas isso não será suficiente para o investimento fechar o ano no positivo. "Nossa previsão para formação bruta, no ano, é de queda de 1,5%", disse. "Estamos um pouco mais otimistas que a previsão do Banco Central, de queda de 2,2%."

Fonte: Uol


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pesquisa: apesar de desaceleração, Brasil ainda atrai investimento externo

Apesar da desaceleração econômica e da redução nas expectativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil ainda é um dos mercados preferidos em investimento estrangeiro direto (IED), segundo uma pesquisa da Enrst & Young, divulgada na sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Fundos Renda Fixa Índices apontam maior retorno da indústria em abril, diz Anbima

Os fundos Renda Fixa Índices apresentaram o maior retorno da indústria de fundos em abril - de 3,42% -, entre os tipos com PL (patrimônio líquido) representativo e que mantiveram o melhor desempenho em 12 meses (20,66%).

Notícias Gerais, por Redação

Educação impulsiona desaceleração na inflação semanal, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), que mede a inflação semanal, subiu 0,27% na terceira quadrissemana de fevereiro, ante alta de 0,3% na segunda quadrissemana, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa abre praticamente estável após cinco dias de alta

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu as negociações nesta segunda-feira operando praticamente estável. Às 11h07 (de Brasília), o Ibovespa, principal índice acionário do País, registrava leve queda de 0,25%, aos 62

Notícias Gerais, por Redação

Dólar sobe pelo quinto dia e alcança R$ 1,75

A taxa de câmbio brasileira ascendeu pelo quinto dia consecutivo, atingindo o valor de R$ 1,752 nas últimas operações do dia, número 0,57% acima da cotação final da semana passada.

Deixe seu Comentário:

=