Publicado por Redação em Dental - 06/06/2011 às 10:22:16
Identidade nos dentes
No interior de São Paulo, pesquisadores deram os primeiros passos para que casos como este sejam desvendados com rapidez.
Assim como a íris e as digitais são únicas para cada ser humano, o esmalte dos dentes também. Foi isso o que pesquisadores da faculdade de odontologia da Unicamp descobriram.
E mais: cada um dos nossos dentes tem um desenho diferente impresso nele. E este desenho só pode ser visto com uma lente de aumento e a incidência lateral de um feixe de luz.
“Quando iluminados, vão dar um aspecto de banda clara e escura, o que é justamente a diferente disposição no tecido do esmalte”, explica a pesquisadora Lisa Ramenzoni.
De todas as partes do nosso corpo, o dente é o que dura mais e a que resiste às mais altas temperaturas, acima dos 500ºC.
A idéia dos pesquisadores é que seja criado um banco de dados nacional com a impressão dentária das pessoas, que poderia ser registrada quando elas fossem ao dentista fazer um exame de rotina. Um sistema semelhante ao que existe hoje com o polegar na carteira de identidade.
Desta forma, com apenas um pedacinho de dente poderia ser feita a identificação imediata. Um método mais rápido e até cinco vezes mais barato que um exame de DNA.
E a técnica tem a mesma precisão do teste genético, considerado hoje o mais seguro na identificação de corpos.
“Com a vantagem de que nós podemos ter até 32 dentes na boca. Então, cada dente pode ser usado como uma fonte de dados que pode ser somado para aumentar a probabilidade de uma identificação mais exata”, lembra o pesquisador Sérgio Line.
Fonte: odontologika.uol.com.br | 06.06.11
Posts relacionados
Dental, por Redação
Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%.
A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios.
e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake.
Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista.
Fonte: EBC
Dental, por Redação
Quando o teste de gravidez dá positivo, a lista de coisas para fazer, decidir e organizar não tem fim. Marcar uma consulta no ginecologista obstetra provavelmente é o item número um.
Dental, por Redação
Manter a qualidade de vida de uma população que está vivendo mais é um desafio. Um grande problema para este grupo é a perda de dentes, que traz prejuízos para a estética e a saúde.
Dental, por Redação
Bananas, maçãs, laranjas e blueberries são um lanche saboroso, e comê-los pode também levar a gengivas mais saudáveis, especificamente para homens brancos acima dos 65 anos.
Deixe seu Comentário: