Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/08/2012 às 13:45:25

Hospital de Salvador qualifica emergência em parceria com Sírio-Libanês

Melhoria no atendimento da unidade busca a adoção de protocolos orientadores da conduta na assistência aos pacientes

Para qualificar a assistência no Hospital Roberto Santos (HGRS), em Salvador (BA), a adoção de protocolos orientadores da conduta na assistência aos pacientes foi tema, nesta quinta-feira (2), do seminário " Protocolos Assistenciais do Hospital Geral Roberto Santos" . A melhoria no atendimento da unidade está sendo realizada em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, que é " padrinho" do Hospital Roberto Santos no programa SOS Emergências, do Ministério da Saúde.

Segundo a diretora Geral do HGRS, Delvone Almeida, " discutir, implantar e seguir os protocolos é mais um passo para a qualificação da assistência e melhoria acadêmico-científica do Hospital" , diz. Ela também destacou outro aspecto da parceria entre os hospitais Roberto Santos e Sírio-Libanês, que se dá no processo de informatização da Emergência juntamente com o Ministério da Saúde, no programa E-SUS.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa, Marcos Almeida, " ter um protocolo organizado e condutas padronizadas significam práticas positivas, como distinguir o paciente mais leve do mais grave, assumir conduta adequada ao grau de risco, evitar avaliações diagnósticas inadequadas, traçar um prognóstico para determinado grupo de pacientes. As vantagens são muitas: auxilia no diagnóstico, orienta a conduta de profissionais menos experientes, impede avaliações desnecessárias e demoradas com a realização de exames caros e ineficazes e intervenções desnecessárias" , diz.

O SOS Emergências é uma ação estratégica para a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra a Rede Saúde Toda Hora e busca alcançar, até 2014, os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, abrangendo todos os 26 estados e o Distrito Federal.

Fonte: www.isaude.net


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Estudo avança rumo à vacina universal contra a gripe

Pesquisadores dos Estados Unidos conseguiram dar um passo importante para desenvolver uma vacina contra a gripe que possa valer por um período mais longo e proteger contra as diferentes versões dos vírus.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS oferece tratamento preventivo em casa para crianças hemofílicas

O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer em dezembro medicamento preventivo para tratamento de crianças com hemofilia grave dos tipos A e B em casa. O medicamento é indicado para quem tem até três anos de idade e tenha sangramento ou hemorragia em articulações do corpo. O remédio já estava disponível no SUS, a novidade é que agora os pais podem levar o medicamento para tratar a criança em casa. As informações são da Agência Brasil. O tratamento é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A criança toma o medicamento para repor regularmente o fator de coagulação no sangue. Com isso, previne lesões nas articulações e diminui as chances de sangramentos. Para ter direito ao remédio, a criança precisa ter cadastro em um dos 35 centros de tratamento de hemofilia - a maioria deles vinculados aos hemocentros dos Estados ou municípios. Depois de uma avaliação médica e psicológica, os pais ou responsáveis assinam termo de compromisso sobre o uso do medicamento pela criança em casa.

Saúde Empresarial, por Redação

Entenda o Programa Hospital Domiciliar

A prefeitura municipal de São Paulo lançou mão de uma nova estratégia para ampliação de leitos e do atendimento no sistema de saúde pública: o Programa Hospital Domiciliar.

Deixe seu Comentário:

=