Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/12/2011 às 11:58:20
Hospital da Zona Norte do Rio ganha tomógrafo para obesos
Com investimento de R$ 1,59 milhão, paciente com até 320kg poderá realizar tomografia, no Hospital Estadual Carlos Chagas
Referência no tratamento da obesidade mórbida através do programa de cirurgia bariátrica, o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, Zona Norte do Rio, ganha nesta terça-feira o primeiro tomógrafo do estado para atender a pacientes com até 320 kg.
Com investimento de R$ 1,59 milhão, a tomografia computadorizada de última geração será realizada em 14 segundos e terá capacidade para fazer cerca de dois mil exames por mês. O governador Sérgio Cabral e o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, participarão da inauguração.
O aparelho – que também realiza exames de coração com análise da artéria coronária – possui mesa de fibra de carbono e um diâmetro de passagem do tubo 10 cm maior que os tomógrafos tradicionais.
O equipamento irá beneficiar pacientes que se preparam para a cirurgia de redução de estômago. Desde o início do programa da Secretaria de Saúde, há um ano, 216 pessoas foram operadas gratuitamente.
Cirurgia bariátrica
O programa de cirurgia bariátrica é o primeiro do Rio de Janeiro a realizar cirurgias exclusivamente por videolaparoscopia, intervenção que reduz o tempo de operação e anestesia em cerca de uma hora e diminui a incidência de complicações pós-operatórias.
Com o uso da nova técnica – feita através de pequenos furos, nos quais são introduzidos uma microcâmera e micropinças – a recuperação de pacientes leva em média dois dias.
O Hospital Carlos Chagas tem capacidade para realizar 20 cirurgias por mês e conta com uma moderna enfermaria e leitos especiais no Centro de Terapia Intensiva (CTI).
Para assegurar o sucesso das cirurgias, o programa conta com uma equipe multidisciplinar formada por vinte profissionais, entre eles cirurgião, anestesista, nutrólogo, endocrinologista, nutricionista e fisioterapeuta.
Fonte:saudeweb.com.br|28.12.11