Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/08/2013 às 10:05:52

Hospital da Criança do RJ promove visitas virtuais com tablets

Devices conectados via rede 3G são usados para videoconferência entre doador e receptor, geralmente membros da mesma família

O Hospital Estadual da Criança, no Rio de Janeiro, está utilizando tablets conectados para promover encontros virtuais entre doadores e receptores de órgãos operados na instituição. A Visita Virtual, como é chamada, funciona por meio de um aplicativo que funciona por meio de redes de dados 3G.

Um tablet é posto à disposição do paciente transplantado no CTI e outro no quarto do doador. Segundo o médico Lúcio Abreu, responsável pela área de Qualidade do Hospital Estadual da Criança, a visita virtual melhora a ansiedade do doador, normalmente pai, mãe ou irmão do paciente, e ajuda na qualidade da recuperação de ambos.

É o caso do argentino Elio Felix Capeletti, de 53 anos, que doou um rim para o filho Martin Gabriel Capeletti Siqueira, de 11 anos. Devido ao período de recuperação pós-transplante, que impedia os pacientes de caminharem nos primeiros dias depois do procedimento, a direção da unidade preparou promoveu um encontro virtual entre pai e filho por meio de tablets.

O encontro foi considerado tão bem sucedido que a Visita Virtual se tornou protocolo do hospital, e será repetido sempre que houver um transplante intervivos.

Inaugurado em 4 de março desse ano, o Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico referenciado. Em quatro meses, o hospital já realizou 473 cirurgias, sendo oito transplantes; 816 procedimentos, mais de 2.100 atendimentos ambulatoriais e 1.463 exames.

Fonte: www.saudeweb.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Burnon ou burnout? Entenda novo termo que define estresse crônico no trabalho

Profissionais continuam produtivos apesar da exaustão e funcionam no limite sem entrar em colapso, como é o caso do burnout.

Saúde Empresarial, por Redação

Especialistas americanos são favoráveis à medicamento contra obesidade

Nesta quarta-feira, (22), especialista da FDA (agência de controle de medicamentos dos Estados Unidos) recomendou a aprovação do Qnexa, um novo remédio contra obesidade.

Saúde Empresarial, por Redação

Uso de dispositivos pode aumentar distração da equipe médica

Pesquisa publicada pela Perfusion, publicação especializada em cirurgia de bypass cardio-pulmonar, aponta que 55% dos profissionais admitem ter falado ao celular ou enviado mensagens de texto durante os procedimentos cirúrgicos

Deixe seu Comentário:

=