Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 12/05/2011 às 17:59:16

Homens com dificuldade de ereção levam até 4 anos para buscar ajuda

Após o Bem Estar desta quarta-feira (11), o urologista Sidney Glina respondeu a perguntas da internet sobre impotência sexual. Segundo ele, cansaço em si não causa o problema, mas doenças relacionadas, como depressão e falta de hormônios.

Segurar o xixi não provoca disfunção erétil, pois a função urinária não tem relação com a sexual, ressaltou o médico. E o problema é mais comum a partir dos 40 anos, tendendo a piorar em idades mais avançadas, o que pode estar ligado a doenças ou remédios utilizados. Entre os jovens, os principais motivos são falta de conhecimento e ansiedade, e não necessariamente um transtorno orgânico.

O cigarro contrai os vasos e prejudica tanto as artérias do coração quanto as do pênis, o que dificulta a ereção. Em alguns casos de fumantes, nem a injeção no órgão resolve a situação. Já o álcool, em pequena quantidade, pode diminuir a ansiedade e deixar o homem mais relaxado na hora da relação. Mas, em excesso, tem efeito anestésico e pode desencadear lesões no fígado, nos nervos e impedir a ereção.

De acordo com o médico, a prótese peniana mantém a sensibilidade do indivíduo e permite tanto a penetração quanto o orgasmo. Há dois modelos disponíveis: um maleável, feito de silicone e metal, que permite que o homem disfarce o órgão genital ereto e “dobre-o”; e outro que inclui uma espécie de bomba para inflar o pênis. Glina disse que usar prótese é como óculos, ou seja, a função do membro é restabelecida, mas o ideal é que a pessoa não precise dela.

Vasectomia não causa impotência, segundo o urologista. Alguns pacientes relatam até maior facilidade de ereção, pois não têm mais que se preocupar com o risco de ter filhos. Já a mulher, durante a amamentação, pode perder o desejo sexual por causa do hormônio prolactina.

Glina explicou, ainda, que masturbação é como treinar antes de um jogo e não atrapalha em nada – exceto se for feita de forma compulsiva. Conhecer os órgãos sexuais e as sensações do corpo é importante, destacou o médico, porque as pessoas acabam não recebendo educação sexual e acabam aprendendo sozinhas.

O especialista comentou também que, se o homem consegue uma ereção ao se masturbar, acordar, com sexo oral ou outras parceiras, é indício de que o problema tem fundo emocional, pois o pênis, fisiologicamente, funciona.

O melhor tratamento contra impotência depende da causa, que pode ser: hormonal, vascular, neurológica, por uso de remédios ou emocional. A finasterida, contra calvície ou distúrbios da próstata, bloqueia a formação de testosterona e pode provocar alguma disfunção erétil em 18% dos casos de dosagem de 5 mg (para próstata).

Por fim, Glina disse que muitos casais não conversam sobre a vida sexual, mesmo quando têm problemas. No Brasil, um homem com dificuldade de ereção leva em média quatro anos para buscar ajuda médica. E a pior atitude é não falar com a parceira (e vice-versa) e não fazer nada a respeito.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 12.05.11


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Nos últimos dez anos, Brasil tem déficit de 54 mil médicos

Dos 13 mil profissionais pedidos pelas prefeituras para áreas carentes, apenas 3.800 foram contratados pelo programa que paga R$ 8 mil e concede bônus para carreira de especialista

Saúde Empresarial, por Redação

Descoberto mecanismo que leva à progressão do câncer

Alterações celulares que se acreditava acontecessem apenas em estágios avançados de câncer, colaborando para sua disseminação, também ocorrem em estágios iniciais do câncer de pulmão, de uma forma incontrolável.

Saúde Empresarial, por Redação

Qualquer atividade física reduz chances de doença de Alzheimer, mesmo em pessoas com mais de 80 anos

Atividades físicas, mesmo as relacionadas às tarefas do dia-a-dia, podem ajudar uma pessoa a reduzir em quase três vezes o risco de doença de Alzheimer ou de declínio cognitivo em qualquer idade.

Saúde Empresarial, por Redação

Dormir mal pode agravar quadros de inflamação

Estudo da University of Rochester Medical Center, nos Estados Unidos, indica que adultos mais velhos que dormem mal têm a resposta do sistema imunológico alterada ao estresse, o que pode aumentar o risco de problemas de saúde mental de física.

Saúde Empresarial, por Redação

O que é gestão de saúde corporativa para você?

Há certo consenso entre os economistas a respeito do entendimento de que o Brasil já vive ou caminha para uma situação de pleno emprego. Mais do que as estatísticas apontam,

Deixe seu Comentário:

=