Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 04/03/2011 às 18:11:57

Hemocentros vão funcionar em horário comercial na segunda

No período de carnaval, os hemocentros de todo o país registram uma baixa significativa nos estoques de sangue em torno de 20% a 30%. Para manter o abastecimento e garantir a assistência à população durante a folia, os hemocentros vão funcionar em horário comercial nesta sexta e na próxima segunda-feira (7).

A recomendação é que os voluntários se programem para a doação de sangue antes de sair para festejar. As atividades normais serão retomadas a partir do meio-dia da próxima quarta-feira (9).

De acordo com o Ministério da Saúde, durante o período de carnaval, é normal o aumento do pedido de bolsas de sangue pelos postos de coleta, muitas vezes devido ao aumento da ingestão de álcool, de acidentes de trânsito e da violência urbana.

São coletadas, em média, 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano no Brasil. Atualmente, o país conta com 1,8% da população listada como doador. Entretanto, de acordo com os parâmetros definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é preciso que entre 1,5% e 3% da população doe sangue regularmente para que seja possível manter os estoques regulares.

Em cada doação, são retirados, em média, 450 mililitros de sangue quantidade que não afeta a saúde do doador e possibilita uma recuperação imediata.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 04.03.11


Seguro Auto

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Casos de alzheimer têm crescido pelo mundo; saiba alguns mitos e verdades

De repente, a pessoa esquece onde deixou as chaves do carro, o nome de um conhecido, a conversa que teve pela manhã.

Saúde Empresarial, por Redação

MS investe em ações para aumentar expectativa de vida

Brasil está inserido no relatório global que confirma aumento da expectativa de vida mundial, com menos qualidade. O Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, lançado pelo Ministério da Saúde, visa reverter esse cenário

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital com mais de 30% de atendimentos SUS não é viável

A má remuneração do SUS e das operadoras, assim como os elevados custos operacionais levaram dezenas de hospitais filantrópicos e de pequeno porte a acumular dívidas milionárias. Há uma salvação?

Deixe seu Comentário:

=