Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/05/2013 às 09:23:50
Governo vai retirar projeto que altera dívida dos estados, diz Fazenda
Motivo é inclusão de desconto de 45% na divida de Estados com União.
Projeto no Congresso prevê novo índice de correção dessas dívidas.
O governo vai retirar do Congresso o projeto de lei complementar 238/13, que, entre outras propostas, alterava o índice de correção da dívida dos estados com a União, informou nesta segunda-feira (20) o Ministério da Fazenda.
O projeto de lei previa "convalidar" (aceitar) os benefícios fiscais (geralmente implementados por meio da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS) antigos já concedidos pelos estados da federação.
O motivo da retirada de tramitação, de acordo com o ministério, é que foi incluído no texto um dispositivo que concede desconto de 45% na dívida que os estados têm com a União.
O projeto de lei também previa mudar o chamado "indexador" da dívida dos estados com o governo federal.
Atualmente, os estados pagam, ao governo, uma correção de IGP-DI mais 6% ao ano (13,87%), ou IGP-DI mais 7,5% ao ano (15,48%). Esse indexador seria substituído pela taxa básica de juros, a Selic, ou pelo IPCA mais 4% ao ano, o que fosse menor.
O projeto de lei era parte da compensação oferecida aos estados pelas perdas com as mudanças no ICMS interestadual.
Fonte: G1
Posts relacionados
Economia recua 0,02% em maio, indica prévia do PIB do BC
A economia brasileira recuou em maio, após registrar alta em abril. No mês, o recuo foi de 0,02%, segundo o IBC-BR (Índice de Atividade Econômica), indicador criado pelo BC para antecipar a tendência do PIB (Produto Interno Bruto), divulgado nesta quinta-feira (12).
INSS paga benefícios para quem tem cartão final 1
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga nesta segunda-feira o benefício para os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 1, desconsiderando o dígito.
Dinheiro ainda é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros
O dinheiro ainda é a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores brasileiros, revela o estudo O Observador - Brasil 2012 realizada pelo sétimo ano seguido pela Cetelem BGN, empresa do grupo BNP Paribas, em conjunto com a Ipsos Public Affairs.
Ibovespa opera estável, com destaque para balanços trimestrais
O Ibovespa opera perto da estabilidade na manhã desta sexta-feira (23), em leve queda de 0,06%, para 65.786 pontos, após iniciar o pregão regular em alta.
Pane em subestação de Furnas deixa parte de Brasília sem luz
Uma pane nas linhas de transmissão da Subestação Brasília Sul que alimentam a Subestação Brasília Geral, ambas do Sistema Furnas, provocou a interrupção do fornecimento de energia em parte da capital federal na manhã desta segunda-feira.